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O impacto da experiência do funcionário na experiência do cliente

Criar uma cultura organizacional centrada no funcionário vai além de um departamento de Recursos Humanos competente

de Renato Souza em 24 de maio de 2021

Desde o ano passado, a relação com os consumidores mudou bastante, principalmente com o aumento dos contatos via ambiente virtual devido a pandemia de Covid-19. O número de interações cresceu e as companhias precisaram acelerar a modernização das suas áreas de atendimento ao cliente e investir pesadamente em treinamento e capacitação das equipes.

Nesse sentido, vale resgatar alguns dados: mais de 7 mil profissionais de atendimento ao cliente de 33 países, sendo 300 no Brasil, participaram da  4ª edição da pesquisa State of Service da Salesforce. Ela retratou que 88% dos profissionais da área afirmaram que a pandemia do Covid-19 expôs falhas na tecnologia, e 86% dos respondentes disseram o mesmo sobre os canais de atendimento no mesmo período, quando houve um aumento do uso dos meios virtuais. 

Por conta destes desafios, as equipes e lideranças das áreas de atendimento no Brasil já estão promovendo mudanças: 94% afirmaram que suas empresas mudaram fluxos e processos de trabalho por conta da pandemia, 86% das organizações estão alterando políticas para oferecer maior flexibilidade aos clientes, e 84% delas investiram em novas tecnologias de atendimento ao cliente.

Mas para melhorar a experiência do cliente e gerar mais resultados para os negócios, as organizações devem primeiro se concentrar em criar a melhor experiência possível para os seus funcionários. Se eles não estiverem engajados para exercer suas atividades, não sentirão motivação alguma para proporcionar o mesmo aos seus clientes.

Cultura organizacional

Criar uma cultura organizacional centrada no funcionário vai além de um departamento de Recursos Humanos competente. Isso requer um alto investimento no desenvolvimento pessoal e profissional de cada colaborador, exigindo muitas vezes a quebra de algumas regras tradicionais que as empresas e seus gestores ainda relutam em abrir mão.

Resumidamente, a experiência do funcionário se inicia desde o primeiro contato como candidato a uma oportunidade de trabalho até a última interação, após o fim da sua contratação. A cultura, a tecnologia e o ambiente de trabalho físico ou remoto são todos componentes da experiência do funcionário e devem ser levados em consideração.

Uma experiência positiva e de sucesso a longo prazo deve se refletir em funcionários engajados e produtivos, maior sensação de pertencimento à empresa, mais realização na função desempenhada, redução do absenteísmo e mais qualidade de trabalho. Segundo a McKinsey Organization, a experiência do funcionário é também essencial para as empresas competirem com eficácia, levando a maiores lucros e a um melhor posicionamento no mercado.

O fato é que, ao mesmo tempo que é preciso recrutar e reter os melhores talentos, também é preciso encontrar clientes potenciais, transformá-los em clientes e ganhar sua lealdade para que os negócios cresçam e prosperem. Para isso, as empresas devem buscar estratégias capazes de alinhar e alcançar a verdadeira sinergia entre essas experiências e não trabalhá-las separadamente.

Como fazer isso?

Ter transparência e clareza na estratégia de negócios permite que toda a sua equipe compreenda qual é o seu papel para atingir um determinado objetivo. Isso permite que todas as áreas e pessoas da organização trabalhem juntas e de forma coesa. Quando isso fica claro para os funcionários, faz com que eles enxerguem onde o seu trabalho impacta e  possam entregar expectativas realistas para seus clientes, aumentando a confiança em sua organização.

Ao se sentirem bem com os valores praticados pela companhia para a qual colaboram, os funcionários tendem a querer permanecer, além de também se tornarem verdadeiros defensores da empresa. 

Esse ponto torna-se bastante relevante para a experiência do cliente, uma vez que ao ver um funcionário advogando em nome de onde atua, certamente estabelecerá uma relação de mais confiança com a empresa que o contratou.

Métricas bem definidas ajudam os funcionários a compreenderem o que é sucesso e onde podem ser feitos ajustes para melhorar o progresso de um determinado projeto.  Usar KPIs e métodos como OKR garantem que os colaboradores possam se concentrar nas coisas certas, saber o que é necessário para ter sucesso e ajudar a empresa a alcançar os objetivos de sua estratégia.

Em suma, a experiência do cliente e a do funcionário andam de mãos dadas. Não é possível compreender o que os clientes desejam e traduzir em estratégias que proporcionem uma ótima experiência ao cliente sem refletir também sobre a experiência do funcionário.

Invista na experiência do funcionário para que sua equipe possa entregar os melhores resultados aos clientes da sua empresa.

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Renato Souza

Renato Souza é CEO da Prox.