Você já parou para pensar no verdadeiro significado daquela famosa frase “Uma imagem vale mais que mil palavras”? Se hoje até um simples “meme” carrega consigo uma carga significativa de sentido, imagine só o que cada mensagem transmitida diariamente pelas empresas representa no imaginário de seus colaboradores. É neste ponto que uma comunicação bem estabelecida e estratégica faz toda a diferença. Para além dos e-mails, aplicativos e redes internas, a TV Corporativa se apresenta como um valioso canal de comunicação interna, fundamentada na ideia de que uma única imagem pode dizer muito.
Trata-se de uma abordagem que busca não apenas informar, mas também inspirar o tão fundamental sentimento de pertencimento nas pessoas, fortalecendo ainda mais as conexões entre elas e a própria organização. Na prática, quando o colaborador se depara com sua imagem na tela, ele se torna o protagonista das narrativas que a empresa compartilha. Foi o que aconteceu nos dois últimos anos dentro do Tenda Atacado, rede de supermercados atuante no estado de São Paulo com mais de 40 lojas e oito mil colaboradores.
O papel da TV Corporativa na comunicação interna
No varejo, cujo funcionamento é mais acelerado do que em qualquer outro setor, o desafio reside em garantir que a informação flua de forma clara, rápida e precisa entre seus diversos departamentos e unidades. Ciente disso, o Tenda apostou na revitalização de sua TV Corporativa para tornar sua cultura acessível a todos. Em vez de apenas transmitir informações de forma unilateral, o canal se transformou em um reflexo vibrante do que a empresa representa e daqueles que a compõem. “Nosso objetivo é trazer o colaborador para a TV Corporativa. Ele é o nosso público-alvo e faz parte da programação”, resume José Milton Ribeiro, supervisor de Comunicação Interna e Diversidade do Tenda.
Isso mostra o verdadeiro poder da TV Corporativa dentro de uma estratégia de comunicação interna que sabe gerar identificação e proximidade. Nos dias de hoje, levando em conta que as pessoas são produtoras de seus próprios conteúdos, a existência de um canal corporativo protagonizado pelos colaboradores da empresa faz total sentido. “Quando aparecem na TV, eles ficam muito contentes. Na era das redes sociais, as pessoas querem estar na mídia e fazer parte do fluxo de comunicação”, destaca.
Transformação cultural
De acordo com José Milton, a mudança no conteúdo do canal está intimamente ligada à transformação que o Tenda está experimentando, tanto cultural quanto digital. Além de comunicar o que está acontecendo em toda a rede, a TV Corporativa ganhou editorias próprias – 20 ao todo – e conteúdos estratégicos que reforçam o novo momento da comunicação interna. “Nós usamos muito a TV Corporativa para reforçar os nossos valores e promover a inovação cultural dentro da empresa”, acrescenta.
Não é por acaso que temas como segurança do trabalho, diversidade e inclusão integram a programação diária do Tenda, rompendo com o antigo formato semanal. No dia a dia das unidades, os colaboradores visualizam desde orientações, dicas e treinamentos até registros de eventos e atualizações sobre as ações que estão ocorrendo em toda a rede.
Programação diversa para colaboradores diversos
Plínio Ricci, coordenador de Comunicação, Cultura e Diversidade e Inclusão do Tenda, destaca que praticamente todos os dias são lançados conteúdos novos, produzidos em alguma das suas 43 lojas, não se limitando à matriz ou assuntos corporativos. “A todo instante, estamos recebendo alguma ação. Não trabalhamos com conteúdo velho. Ele é sempre atual e muito dinâmico”, reforça o profissional.
Segundo ele, um evento que acaba de ocorrer pode ser visualizado em questão de segundos nas telas das unidades; e é isso que torna a TV Corporativa uma importante aliada na comunicação interna. Essa agilidade na transmissão do conteúdo só é possível devido à presença de pontos de comunicação em cada uma das unidades do Tenda. Plínio explica que o RH é encarregado de organizar os eventos internos e demais iniciativas de clima, mantendo uma atenção constante ao que acontece nas lojas.
Enquanto um ou mais eventos estão em andamento, centenas de fotos chegam ao WhatsApp da empresa com flashes do que está acontecendo. O próximo passo é a seleção do que vai ao ar, incluindo a escolha da melhor fotografia acompanhada por uma breve descrição. “Realizamos essa triagem, mas não aguardamos um ou dois dias para publicar, pois são eventos bastante dinâmicos”, completa o coordenador de Comunicação.
Conteúdo que encanta e engaja
Entretanto, para que a TV Corporativa encante seu público, é necessário ir além da simples exposição do que ocorre em suas 43 lojas. Em uma organização mais pulverizada como é o caso do Tenda, o engajamento requer uma abordagem mais cuidadosa e personalizada para cada unidade. José Milton Ribeiro explica que, embora uma parte significativa da programação seja transmitida em toda a rede, também são desenvolvidos conteúdos segmentados, estrategicamente elaborados para atender a determinados grupos de lojas ou até mesmo à matriz. “Quando falamos de diversidade, inclusão e segurança, são temas pertinentes a todas as unidades. Mas também precisamos olhar a realidade de cada loja.”
Ao estabelecer uma comunicação eficaz com todos os seus oito mil colaboradores, a varejista garante que cada um deles esteja não só informado, mas envolvido nas campanhas internas. Mas essa tarefa não é nada fácil, como ele bem destaca, uma vez que o tempo dedicado à TV Corporativa é limitado no dia a dia. “Geralmente, precisamos captar a atenção do público durante o horário do almoço ou no início do expediente, já que, na maior parte do tempo, ele está no piso de loja ou no escritório”, reflete o executivo. Segundo ele, essa é uma das peculiaridades do varejo mais desafiadoras. No Tenda, 90% do quadro de funcionários trabalha na operação, então não há tempo para mensagens complexas.
Clareza na comunicação
Não à toa, os vídeos também precisam ser concisos, evitando sobrecarregar a tela com muitos elementos visuais. Como bem aponta José Milton, é importante dosar o conteúdo que vai ao ar, considerando os desafios relacionados ao design, linguagem e criação. “Sempre que surge um novo projeto, vem aquela pergunta: ‘como eu vou contar da maneira mais simples para o colaborador na TV?’. Então, é adaptar, condensar, resumir em poucas linhas e, acima de tudo, despertar engajamento”, enumera. Adicionalmente, há a questão da legendagem na TV, que, ao contrário do cinema, dispõe de um espaço mais limitado para o texto.
Nesse contexto, a linguagem deve ser clara, impactante e capaz de transmitir em um piscar de olhos a mensagem esperada pela empresa. “Essa adaptação é importante para que a comunicação seja mais efetiva e rápida, até porque, na era das redes sociais, o nosso tempo de atenção é muito curto”, pondera. Apesar do desafio, José Milton reconhece a iniciativa como uma TV Corporativa que engaja o colaborador, contribuindo significativamente com a estratégia de comunicação interna e com a cultura da empresa. “Valorizamos muito a simplicidade. Então, nossa comunicação é simples, com frases curtas e diretas.”
Impacto profundo
Igor Vazzoler, fundador e CEO da Progic, parceira do Tenda nessa iniciativa, atribui esse sucesso a alguns diferenciais que a TV Corporativa apresenta enquanto canal de comunicação interna. O primeiro deles é a facilidade que ela proporciona aos colaboradores ao impactá-los com informações relevantes sem a necessidade de qualquer ação por parte deles. Já o segundo diz respeito à constância da comunicação. Enquanto o e-mail corporativo é acessado poucas vezes, a TV Corporativa propaga a mensagem da empresa de maneira mais envolvente, podendo impactar o mesmo funcionário diversas vezes durante dias ou semanas. “Tudo depende do tipo de conteúdo e da estratégia de comunicação interna da empresa, o que torna a TV Corporativa um canal essencial para trabalhar temas estratégicos”, pontua Vazzoler.
Se uma imagem vale mais que mil palavras, é impossível ignorar a influência que uma comunicação por vídeo bem-feita exerce nas organizações. Para o CEO da Progic, a TV Corporativa é uma tendência que cresce ano após ano, impulsionada pelas facilidades de uma gestão centralizada de todas as telas e pelo uso de ferramentas especializadas. Segundo Igor, a pandemia de Covid-19 instigou as empresas a buscarem soluções para modernizar a comunicação com seus colaboradores, envolvendo não apenas aplicativos, mas também a própria TV Corporativa. “E essa demanda não enfraqueceu desde então; pelo contrário, está cada vez ganhando mais tração.”
No entanto, como ele próprio destaca, a TV Corporativa vai além de ser simplesmente um projeto de comunicação interna, envolvendo também muita tecnologia para garantir uma experiência consistente para todos os espectadores. “Muitos profissionais de CI chegam até a gente dizendo que já tiveram TV Corporativa, mas abandonaram o projeto por causa de problemas com os players, que são os equipamentos que enviam os conteúdos para as telas”, recorda. Portanto, não basta considerar apenas a mensagem que será transmitida aos colaboradores, mas também a confiabilidade e eficiência da tecnologia que dará sustentação a esse importante canal de comunicação interna. Sem ela, a transmissão fica comprometida e nenhum conteúdo, por mais impactante que seja, conseguirá conquistar seu público-alvo.
TV Corporativa e comunicação interna: informações relevantes
Inscreva-se no Prêmio Empresas que se Comunicam Melhor com Colaboradores. Acesse o site www.pemcc.com.br e conheça essa iniciativa única no país, promovida pelo CECOM – Centro de Estudos da Comunicação em parceria com as plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação. Lá, você encontrará informações importantes sobre a premiação, como o regulamento e o calendário de inscrições, assim como conteúdos de valor sobre o universo da comunicação com colaboradores.
Como posso participar? No caso das iniciativas de sucesso mencionadas nesta matéria, elas poderiam ser inscritas na premição dentro do Pilar “Canais e Meios”, na categoria Veículo Corporativo. Para obter mais detalhes sobre a inscrição de cases, entre em contato com Pedro Ramos (Customer Experience) pelo telefone (62) 99568-1500 ou pelo email pedro.ramos@revistacomunicacao.com.br.