Por Marcelo Furtado, CEO da Convenia
Para uma empresa crescer ela tem que passar por grandes transformações, redesenhar os processos antigos e aproveitar as novidades do mercado para se modernizar. A utilização de novas ferramentas, por exemplo, é um dos fatores que mais impactam as empresas, principalmente as áreas como gestão de pessoas. Isso deve-se ao fato de estarmos em uma era digital.
A famosa indústria 4.0 chegou para conectar o mundo real ao digital, onde quase tudo pode ser feito online, em poucos cliques, sem processos burocráticos, de forma prática e rápida. No RH, essa revolução é chamada de RH Digital. Mas afinal, o que é e qual sua importância para as empresas?
Não é novidade que o RH tem evoluído muito nas últimas décadas. Se fizermos uma breve análise, o setor passou por uma evolução do operacional para o estratégico, e agora para o digital. E esse progresso é acompanhado de novos aprendizados, responsabilidades e desafios.
Um estudo realizado pela Top Employers Institute, líder global em certificação da excelência em gestão de pessoa, acompanhou 53 empresas entre os anos de 2011 e 2015, e descobriu que em média 51% que possuem boas práticas em RH são mais competitivas.
Melhorias como rotina do departamento pessoal, a otimização da comunicação interna empresarial, a simplificação do monitoramento de resultados, desenvolvimento do recrutamento a seleção de novos talentos e o auxílio na transformação digital da sua empresa, faz com que por meio da tecnologia essa competitividade seja mantida.
É importante entender que o RH Digital vai além de integrar novos softwares, construindo uma cultura organizacional focada na inovação. A tendência é que o setor de DP deva evoluir continuamente e acompanhar o que há de moderno no mercado. Ou seja, é preciso entender que as tecnologias têm um ciclo de vida cada vez mais curto, por isso as empresas devem estar aptas para acompanhar essas mudanças.
Por fim, o RH digital representa a substituição dos processos tradicionais, a integração de novas tecnologias e a formulação de uma cultura com ênfase no que há de novo. Os benefícios, como visto até aqui, são vários como a melhoria na comunicação, no R&S, nas rotinas de DP e no monitoramento dos resultados.