Nunca a visão declarada pelo Senac foi tão importante para o mundo empresarial: “Educar para o trabalho em atividades do comércio e bens, serviços e turismo”. Os desafios de um mundo afetado por mudanças de ordem tecnológica, social, e econômica, exigem equipes atentas aos novos conceitos de gestão, reconhece Jonas Carvalho, coordenador de Vendas do Senac-SP: “O mercado corporativo está em constante transformação, e nesse momento de pós-pandemia, unir as melhores práticas do ensino presencial e digital para construir soluções cada vez mais alinhadas às tendências que surgem é o nosso maior compromisso”.
Além dos treinamentos presenciais, o Senac-SP está presente também nas modalidades híbrida e a distância, com estudos sobre as novas tecnologias que surgem e ofertando cada vez mais soluções em áreas como liderança, vendas, gestão de pessoas, empreendedorismo, diversidade (com formações sobre gênero, sexualidade e educação antirracista), gastronomia, letramento digital, moda e beleza.
Carvalho preocupa-se com o resultado da Pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil, recentemente divulgada, que trouxe um dado bem alarmante: o indicador de horas anuais de treinamento por colaborador no Brasil, que subiu nos dois anos de pandemia, está novamente em queda. “E sabemos que isso impacta diretamente na produtividade e retenção nas organizações”, avalia.
Para 2023, a expectativa de Jonas Carvalho “é de que as empresas voltem a investir em treinamento e qualificação para os seus colaboradores, privilegiando os formatos híbrido e a distância. Conteúdos nas áreas de liderança, vendas, gestão de pessoas e tecnologia também permanecerão em alta, em organizações dos mais diversos setores. Investir em educação e no desenvolvimento dos profissionais é o melhor caminho para garantir o sucesso da sua organização nesse período de retomada econômica e social”.
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O Senac-SP é Fornecedor de Confiança
A chancela da 15ª Pesquisa Fornecedores de Confiança, do CECOM – Centro de Estudos da Comunicação e Plataforma Melhor RH, “já faz parte da nossa história”, comemora o coordenador, ressaltando: “Totalizamos 10 prêmios recebidos, e guardamos com muito carinho o feedback e reconhecimento de cada cliente que já passou por aqui e construiu com a gente o Jeito Senac de Educar. Internamente compartilhamos com a equipe os resultados que recebemos e assim analisamos quais as melhores práticas que desejamos manter e aprimorar futuramente. Discutimos também quais os pontos de melhoria apontados pelos nossos clientes, buscando sempre oferecer a melhor experiência possível, alinhando educação de qualidade com o desenvolvimento contínuo de novas estratégias que sejam inovadoras no mercado”.