Gestão

O WhatsApp na firma

de Redação em 17 de setembro de 2019
Créditos: Shuteerstock

Ele está na lista dos aplicativos com maior índice de crescimento dos últimos anos. Uma pesquisa divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo em julho do ano passado mostrava que o WhatsApp reunia 120 milhões de usuários ativos no Brasil. Com tanta gente se comunicando entre si por ele, ele não poderia ficar fora do ambiente corporativo.

Se um dia ele foi proibido durante a jornada de trabalho, hoje é usado para conversas com clientes, fechamentos de negócios e até grupos de profissionais. “É certo que o WhatsApp facilita e até aprimora muitas atividades, mas, para que dê certo, é preciso utilizar a tecnologia a favor da produtividade.

A sua empresa tem um grupo para discutir as questões de trabalho? Como ele é utilizado? Quais são as informações compartilhadas? Saiba que essas questões são fundamentais influenciadoras dos resultados”, afirma Janaina Manfredini, coach da Effecta Coaching. Ela dá três dicas para um bom uso do aplicativo:

Faça um filtro do que é enviado
O seu grupo empresarial de WhatsApp vive lotado de mensagens? Se a resposta for sim, o que é comum, saiba que na maioria das vezes as pessoas não leem o que foi dito e as informações acabam se perdendo. Analise você mesmo: quantas mensagens já deixou passar despercebidas? O exagero de conteúdo que não interessa ao grupo inteiro faz com que as pessoas percam o interesse e deixem de acompanhar o que é falado, e isso atrapalha muito a comunicação da organização, já que parte dessas mensagens poderia ser de importância para todos.

Use o privado
Envie no privado tudo que não for para todos. As pessoas tendem a se iludir e achar que publicar o dia todo no grupo faz parecer que está trabalhando: entenda que isso não mostra nada. Além disso, temos a síndrome de querer passar a imagem de querido, muito comum nos aniversários: são 15, 20, 150 mensagens de parabéns no grupo de trabalho. Não faça isso. Desejar os parabéns é legal, deixa o ambiente de trabalho mais agradável e o relacionamento melhor, mas atulhar o grupo com as felicitações traz muitas chances de uma informação do trabalho ser deixada de lado. Use o privado.

Cuidado com horários
Se você envia uma mensagem depois do horário de trabalho, ela precisa ser muito importante e essencial para aquele horário. Muitas pessoas vão enviando suas ideias na hora para não esquecer, isso é preguiça de anotar em um papel ou bloco de notas. Fora do horário de trabalho é o momento de as pessoas se prepararem para o próximo dia; sem essa “recarga”, perdemos produtividade – e não queremos isso.

*Conteúdo publicado na edição de setembro/2019 da Revista Melhor RH.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail