Em 2015, as empresas buscaram se adequar a um cenário de menor crescimento e de uma busca frenética por eficiência. Em meio a choro e ranger de dentes de muitos empresários e indústrias, houve quem conseguisse mudar (para melhor) de emprego, mais precisamente o profissional com um perfil inovador, capaz de produzir resultados em situações adversas. Para 2016, a perspectiva não é diferente, como informa Fernando Mantovani, managing director da Robert Half, que divulgou recentemente sua pesquisa salarial, que contempla as perspectivas de emprego em oito setores da economia. “Há uma confiança maior no cenário econômico, devido aos ajustes realizados pelo governo e ao anúncio de pacotes interessantes para determinados setores. Porém, as empresas vão continuar se ajustando e sendo cada vez mais exigentes nas contratações. Ainda não haverá um movimento significativo de expansão de posições”, diz.
Ele conta ser possível que alguns setores façam investimentos, mesmo que modestos, buscando ampliar o portfólio para driblar a crise. “Nesse contexto, surgem algumas novas vagas no mercado, porém para um perfil muito específico de profissional: agressivo na medida certa para não se intimidar com os obstáculos e, ao mesmo tempo, cauteloso para não correr riscos desnecessários. Além das qualificações técnicas, os aspectos comportamentais são cada vez mais valorizados em todas as áreas.” Veja, a seguir, um panorama de como alguns setores devem se comportar em 2016:
ENGENHARIA |
A procura deve apresentar uma leve tendência de alta em 2016 em alguns segmentos, como bens de consumo, agronegócio, energia e telecomunicações. Muitas empresas desses setores tiveram de buscar alternativas para lidar com a crise. E uma das saídas foi criar novas linhas de negócios para atender mercados até então não explorados.
As companhias procuram talentos experientes para cargos gerenciais. Para essas posições, o profissional precisa entrar em campo jogando. Ou seja, por isso são valorizados aqueles com sólida experiência e alta performance. Oportunidades Demanda O que é valorizado |
FINANÇAS E CONTABILIDADE |
A perspectiva de contratações em 2016 tende à estabilidade. As três principais razões para criar novas posições estão ligadas a novos projetos, expansão de produtos/serviços e crescimento dos negócios.
Ao ganhar importância estratégica, os executivos de finanças e contabilidade precisam interagir com mais frequência com outras áreas de negócio. Em função disso, terá destaque o profissional com domínio de qualidades associadas à inteligência emocional para lidar com diversos perfis dentro da empresa e aquele com capacidade de gerenciar conflitos. Oportunidades Demanda O que é valorizado |
JURÍDICO |
A demanda permanece constante nas empresas e nos escritórios. No mundo corporativo, verifica-se que alguns cargos mais seniores foram substituídos por posições plenas. Nos escritórios, há uma busca pela adaptação ao atual cenário econômico, direcionando o foco para áreas com maior demanda no mercado. Para 2016, é esperada uma retomada das operações de fusões e aquisições, o que pode gerar algumas oportunidades nos escritórios especializados e generalistas que possuem essa área em evidência. O inglês, que já é importante, será um quesito ainda mais exigido.
Oportunidades Demanda O que é valorizado |
MERCADO FINANCEIRO |
As contratações em 2015 focaram posições mais estratégicas dentro das companhias e no reforço das áreas regulatórias. A tendência se mantém para 2016. Como alguns bancos estrangeiros estão iniciando operações no Brasil e estruturando o quadro de funcionários para as posições de finanças, riscos, jurídico e compliance, isso pode trazer oportunidades para quem pensa em fazer movimento de carreira. O mercado vê com perspectiva positiva as operações de fusões e aquisições em 2016. Os fundos de Private Equity serão os grandes protagonistas nesse cenário.
Oportunidades Demanda O que é valorizado |
RECURSOS HUMANOS |
Nos últimos cinco anos, a área de RH tem ganhado uma posição cada vez mais estratégica nas empresas. O profissional mais valorizado tem visão de negócio e aplica seu conhecimento em gestão de pessoas para colaborar com os resultados das empresas. Nesse sentido, a figura do business partner (BP) continua em alta em 2016.
O momento também beneficia os executivos de remuneração e benefícios. Em épocas de busca por otimização dos recursos e foco na produtividade, esses profissionais são extremamente importantes. Oportunidades Demanda O que é valorizado |
SEGUROS |
Em sua grande maioria, as empresas priorizaram substituições em busca de eficiência operacional e financeira. Essa tendência deve se manter em 2016, porém com uma dose um pouco maior de otimismo, abrindo oportunidades para novos negócios. Nesse cenário, a venda on-line é uma das novas fronteiras a serem desbravadas pelas seguradoras e, principalmente, corretoras. Uma das funções que ganha destaque é a de gerente de e-commerce, profissional capaz de entender o novo consumidor, desenvolver estratégias de vendas e contribuir para a criação de produtos.
Oportunidades Demanda O que é valorizado |
TECNOLOGIA |
A pressão por aumento da eficiência nas empresas demandará investimentos em TI. Os profissionais dessa área cada vez mais deixam de ser custo para se tornarem parte estratégica do negócio. A maior demanda deve se concentrar nos cargos de analistas de negócios, na área de sistemas; e gerente de TI, na área de infraestrutura. Boa capacidade de comunicação e negociação serão quesitos indispensáveis para as duas posições, uma vez que ambas têm cada vez mais interação com públicos diversos, como usuários e outros setores da empresa.
Oportunidades Demanda O que é valorizado |
VENDAS E MARKETING |
As empresas continuarão focando seus investimentos em áreas que impactam diretamente os resultados. Sendo assim, não é surpresa que o departamento comercial seja o mais demandado, já que é percebido como uma área que traz retorno no curto prazo. O perfil consultivo continua em alta e ainda mais focado em oferecer uma solução completa ao cliente. O inglês começa a ser exigido em alguns casos, principalmente em multinacionais ou empresas locais com conexões globais. O idioma é fundamental para quem tem no plano de carreira a intenção de ocupar posições mais estratégicas no futuro.
Oportunidades Demanda O que é valorizado |