Consultora destaca elementos que levam empresas ao crescimento na Era Digital
“Nesse mundo de incertezas, velhas respostas não fazem mais sentido. Precisamos mudar conceitos e resposta.” Com essa frase a consultora Maria Augusta Orofino introduziu o tema de sua exposição Organizações Exponenciais – o Papel do Líder nesse Movimento.
Após o alerta, a consultora explicou o conceito de empresas exponenciais. São organizações que crescem acima da média.” Se uma empresa linear pensa em crescer 10% ao ano, a exponencial visa crescer 10 vezes o próprio tamanho”, explicou. Mas qual seria o segredo para atingir esse número?
De acordo com Maria Augusta, há alguns pilares que sustentam a exponencialidade como a autonomia das equipes, interfaces tecnológicas, engajamento e colaboração em rede. Na opinião da consultora, para que toda essa engrenagem funcione, é preciso que a liderança esteja conectada a esses princípios. “Os líderes precisam identificar o propósito, que é a razão de ser de uma organização com aquilo que o mundo precisa”, acrescentou.
Outras características, ressaltadas pela consultora, de um líder de uma empresa exponencial são: ser futurista e inovador, observar distintos cenários e, sobretudo, saber trabalhar com pessoas.
“Um líder de uma empresa exponencial deve incentivar a experimentação sem pre-julgar seus liderados”. Para ela, é um diagnóstico de doença, de que algo está errado na empresa, quando temos algozes no topo delas.
Por fim, a consultora sublinhou que a diversidade e a equidade também são pilares das empresas exponenciais.