Qualquer empresa começa com um louco sonhador que trabalha muito bem e tem uma ambição, um foco, um grande objetivo na vida (o que é conhecido como propósito). Essa pessoa geralmente começa a trabalhar sozinha, sem auxílio e entregando o melhor serviço que pode.
Imaginemos o seguinte: um instalador de portas começa a instalá-las ele mesmo. Faz o seu marketing com postagens no Instagram, realiza a sua venda, atende aquele cliente que manda mensagem por onde vier e a qualquer hora.
Ao instalar, faz o trabalho com o maior cuidado: usa protetor de calçados para não sujar a casa do cliente, realiza testes na porta, no final capta imagens para divulgação de um vídeo com o resultado para postar nas redes sociais e uma semana depois manda mensagem para o cliente pedindo se o material trabalhou, se precisa de algum reparo.
Um serviço bom como esse começa a ser recomendado e essa pessoa começa a ficar cheia de clientes, horários apertados, agenda lotada! O sonho!
Porém, essa quantidade de atendimentos tem prejudicado algumas áreas. O financeiro da empresa está uma bagunça, existem mensagens não lidas no celular há mais de uma semana, as pessoas estão começando a reclamar. Não tem jeito, é necessário contratar ajuda!
Nesta hora os pensamentos do empreendedor são mais ou menos assim: “Por onde começar? Como conhecer alguém que seja bom no que faço? Até porque já estou com a agenda da semana que vem lotada, preciso de alguém que saiba fazer e que comece amanhã mesmo.”
Se identificou?
Bom, então aqui vão algumas dicas importantes:
- Divulgue a sua vaga de emprego nas redes sociais da empresa, simples assim. Descreva o que a pessoa terá que fazer, quantas horas por dia terá que trabalhar e qual a faixa salarial, de tanto até tanto (considerando se a pessoa tem experiência ou não).
- Na hora de entrevistar o candidato, faça perguntas que são importantes de verdade para o dia a dia da sua empresa. Seja sincero ao falar do que você faz, pois as perguntas servirão não só para entender se o candidato será eficiente na sua função, mas também se ele vai querer ficar na empresa.
- Faça tudo certo desde o começo. Siga a legislação à risca, deixe sempre tudo documentado e em pratos limpos (conte com um contador para isso).
Depois de escolher a pessoa que acredita ser a certa para a vaga e contratá-la, é preciso entender um conceito básico que muitos esquecem.
Quanto tempo demorou para que você chegasse a ter a experiência que tem? Quanto tempo demorou até que adquirisse as habilidades que possui? Quanto teve que estudar para conhecer o que sabe hoje?
Pois é… a pessoa que você contratou, ainda que tenha experiência, não sabe dessas coisas que você já sabe pela prática com a sua empresa. Por isso ela pode até ter conhecimento técnico, mas não tem conhecimento do seu negócio, daquilo que você oferece aos seus clientes.
Então é preciso começar do zero, sempre. Compartilhe tudo o que sabe, o que já vivenciou, quais erros já cometeu e previna o novo contratado de cometer os mesmos erros. Passe a sua experiência adiante, o conhecimento compartilhado é o que te permitirá crescer.
Compartilhar o conhecimento com vontade verdadeira já gera nas pessoas um sentimento de pertencimento, de querer fazer com que a empresa dê certo e de que elas são parte disso (porque de fato são).
Agir com transparência, compartilhar o conhecimento e fazer com que a equipe seja parte dos projetos da empresa são fatores que formam um excelente ambiente de trabalho e a consequência disso é um excelente serviço entregue aos clientes.
Repare em um detalhe, caro leitor, desde o momento de anunciar a vaga de trabalho até a relação do dia a dia dentro da empresa é fundamental ter honestidade. A transparência nas relações traz a confiança necessária para que uma equipe seja unida.
Essas são dicas que parecem simples, mas executá-las pode ser um desafio. É preciso ter bastante disciplina e paciência para comunicar os planos da empresa e seguir ensinando tudo o que é necessário para que o serviço tenha a qualidade desejada. Aqui menciono serviço, mas essa regra se aplica a qualquer área, seja comércio, indústria ou serviço.
Vale destacar que quanto maior o crescimento da empresa, mais difícil é manter esses fatores, por isso, pode ser necessário criar líderes novos, formar pessoas para liderar outras pessoas. Isso garantirá que a cultura da empresa se mantenha, que o ambiente e a qualidade do serviço permaneçam.
Aí já é desafio para um novo texto, encontro vocês no mês que vem para falarmos sobre lideranças!
Artigo de autoria de Luana Menegat, CEO da Startup Razonet Contabilidade Digital