![]() |
Moral, da Ticket: mais foco nas tarefas / Crédito: Divulgação |
Imagine ter toda sua equipe comercial trabalhando a distância. O que para muitas companhias ainda é um desafio, para a Ticket, empresa de benefícios ao trabalhador, é uma realidade – com bons resultados por sinal. Ao procurar alinhar qualidade de vida e produtividade aos seus 160 colaboradores da área comercial, a companhia optou por oferecer o sistema de home office integral a eles. E desde 2006, quando a ideia saiu do papel, o sistema gerou economia de 3,5 milhões de reais com o fim das salas comerciais regionais.
Crescimento de vendas
Mais importante do que os custos de locação é o ganho em produtividade, com aumento médio de 1,5 visita ao dia, ou 1.770 ao mês, crescimento de 40% no volume de vendas novas e incremento de 76% na receita proveniente dessas vendas. Além da qualidade de vida, o projeto ofereceu flexibilidade de horário de trabalho e possibilitou aos colaboradores mais proximidade de sua família ao incluir mobilidade à rotina, não sendo necessário que o colaborador se desloque em horário de maior trânsito.
“O trabalhador executa suas tarefas mais focado e passa a ter momentos de qualidade com a família, sem deixar suas responsabilidades de lado. Uma simples atividade como não precisar se estressar no trânsito das grandes cidades eleva a sua motivação e isso se reflete em seus resultados”, afirma Arnaldo Moral, head de recursos humanos da Ticket.
Segundo pesquisas internas, trabalhar em home office proporciona mais concentração e foco nas metas diárias, semanais e mensais. E mesmo aparentemente ausente do escritório, o colaborador fica ainda mais próximo dos gestores e dos outros colaboradores, pela troca constante de informações e alinhamentos via rede.
Ecoconomia
De acordo com Moral, outro benefício ao colocar o departamento em home office é a economia ao deixar de locar ou comprar um espaço físico em cada capital do país. “Vemos claramente a redução nos custos. São 365 dias de locação do espaço, incluindo horas noturnas, fins de semana e feriados. Dessas 8.760 horas, apenas 40% são usadas em horário comercial; o restante são horas ociosas. Um custo elevado para o uso tão limitado, já que o colaborador passa um bom período também em visita ao cliente.”
Benefícios…
|
… e dicas
|