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Revitalizando nossos valores

de Miguel Feres em 25 de maio de 2020

O Programa de Gestão da Cultura da Faber-Castell tem por um de seus objetivos principais garantir valores comuns por todos na companhia. Uma forma de alinhamento capaz de gerar uma cultura marcante e de bons resultados.

Como base para esses valores foram observados nossos Corporate Essentials, um conjunto orientador global idealizado por nossa matriz na Alemanha. A partir dele, o desafio inicial proposto por nosso Diretor-Presidente Marcelo Tabacchi foi o de mudar o “mindset” cultural da liderança e demais colaboradores por meio de valores pessoais e da própria organização.

Para nos apoiar no projeto fomos em busca de parceria que utilizasse alguma metodologia nesse sentido e em fevereiro de 2013, a Faber-Castell deu início a um de seus principais programas denominado Gestão de Cultura – Revitalizando Nossos Valores. Todos os trabalhos foram desenvolvidos em parceria com a Consultoria Marcondes. 

Os ganhos de um programa dessa natureza são muito importantes. Destacamos aqui:

  • Gerar resultados melhores e maior produtividade;
  • Atrair pessoas mais alinhadas com a empresa;
  • Reter talentos e construir uma marca forte.

A metodologia consiste em 4 fases a seguir:

  1. Mapeamento Cultural – serão feitas pesquisas quantitativas e qualitativas, confidenciais e a parte quantitativa aplicadapara 100% dos colaboradores.
  2. Alinhamento da Liderança e desenho do Projeto de Cultura – com o resultado das pesquisas em mãos, são definidos quais projetos e ações deverão ser realizados para fortalecermos as Essências da nossa Marca.
  3. Implantação da Mudança – a Faber-Castell implanta o Projeto de Cultura que foi traçado previamente.
  4. Evolução – métricas e indicadores criados mostram os resultados das ações que foram implementadas.

A metodologia é baseada nos “Níveis de Consciência” criados pelo Prof. Richard Barrett que desenvolveu sua teoria a partir de uma ampliação da famosa “Teoria da Motivação – Pirâmide de A. Maslow”.

As pesquisas e os alinhamentos são realizados a cada dois anos, visando por meio das ações implantadas, reduzir eventuais fatores apontados como potenciais limitadores de crescimento ou “fatores de entropia”.

Toda a liderança tem papel fundamental no processo, inclusive todos os gerentes, supervisores e coordenadores participam de treinamentos específicos para dispor de ferramentas que auxiliem na disseminação do programa.

Também é formado um time de 16 colaboradores, intitulados “Embaixadores da Cultura”, que são treinados durante 12 meses em 6 workshops no tema gestão de cultura e apoiam as diversas ações do programa.

Em 2019 realizou-se a 4ª. Pesquisa de Gestão da Cultura e a próxima já está agendada para início do ano fiscal de 2021. Nesse período foram implementadas mais de 200 ações de cunho corporativo ou específico das localidades onde temos operações produtivas e administrativas em São Paulo, Manaus, Prata e São Carlos.

Para a Faber-Castell Brasil, Cultura é o reflexo dos valores, crenças e comportamentos de toda uma organização, portanto incentivamos a participação de todos os colaboradores no programa porque “queremos ouvir a todos”.

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Miguel Feres

Miguel Francisco Feres é diretor de RH e Sustentabilidade na Faber-Castell Brasil.