Entre os dias 22 e 24 de maio será realizado o 3º Congresso Nacional Online Sobre NR12 (ConaNR12), um evento gratuito que contará com palestras sobre as aplicações da NR12 na indústria. A norma define as referências técnicas, princípios e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho na operação de máquinas estáticas (tornos, prensas, etc) como móveis (tratores, colhedeiras, empilhadeiras, etc).
Renomados nomes do setor estarão presentes no Congresso para abordar a regularização e implantação da norma e discutir os impactos e consequências da correta gestão nas empresas. Entre os destaques está a palestra de Osny Telles Orselli, engenheiro mecânico e de segurança do trabalho, Professor de Ergonomia e Administrador de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas.
A palestra Ergonomia na NR 12 (Máquinas e Processos) acontece dia 23, às 19h, e abordará alem da ergonomia no dia a dia das empresas e das pessoas como forma de doenças musculoesqueléticas (vilão são as LER/DORT e lesões da coluna), diminuir, por meio da NR 12, acidentes, lesões, mortes, porém, adotando a ergonomia. Para o especialista, falar de ergonomia ainda é complexo para muitas pessoas e empresas, sendo ainda mais complexo falar em ergonomia na vida diária.
“A Ergonomia transcende o trabalho e transcende as legislações para ser permeada por todas as atividades do indivíduo. Ergonomia é a ciência do conforto, tanto da empresa quanto do profissional, pois ao gerar o bem-estar do trabalhador, consequentemente aumenta a sua produtividade além de se cumprir as leis. Isso fecha um círculo que podemos chamar de sustentabilidade: aumenta a produtividade, dá lucro para a empresa e traz qualidade de vida ao profissional”, explica.
Ainda assim, o objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho de forma eficiente e segura, proporcionando mais conforto. “A ergonomia está presente na nossa rotina diária quando falamos de carros, tornos, empilhadeiras e até um simples liquidificador. Todos esses itens possuem botões ou dispositivos de segurança, imagina as máquinas”, conclui Osny sobre a NR 12.
Serviço
ConaNR12 – Ergonomia na NR 12 em Máquinas e Processos
Data: 23 de maio
Horário: 19h
Valor: gratuito
Informações: http://2018.conanr12.com.br/