Saúde

Sempre ligado na pessoa

de Redação em 24 de abril de 2019
Crédito: Shutterstock

Como não se deixar levar pelo canto da sereia de muitas soluções tecnológicas disponíveis para auxiliar na gestão ou no cuidado da saúde (dentro de uma empresa, por exemplo), sabendo identificar o que de fato é o mais apropriado? “Muitas pessoas me perguntam isso”, responde Joseph
Kvedar. Para ele, o mobile health é um excelente exemplo de tecnologia que tem um potencial significativo em saúde, por várias razões.

Uma delas é a oportunidade de usar um dispositivo sempre ligado e sempre conectado para enviar mensagens instantâneas sobre a saúde. Além disso, ele permite capturar informações relacionados à saúde da pessoa por meio da câmera e sensores conecta dos e, também, possui a capacidade de exibir informações relevantes dentro desse contexto. A seguir, o médico apresenta algumas estratégias e táticas importantes para as soluções tecnológicas de saúde conectada:

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ESTRATÉGIAS

Relacione com a vida: as mensagens de saúde precisam estar relacionadas com as aspirações pessoais de um indivíduo para ter maiores chances de melhorar a saúde a longo prazo;

Torne pessoal: quanto mais soubermos sobre um indivíduo, mais conseguiremos enviar mensagens relevantes. As mensagens gerais e não individualizadas relacionadas com contextos de saúde pública vão dar espaço cada vez mais à medicina personalizada;

Reforce as conexões sociais: ferramentas motivacionais – incentivos,
jogos e coaching para citar alguns – com componentes sociais tendem a ter um impacto maior. As redes sociais podem ajudar a aumentar a responsabilidade e a adesão aos cuidados, e os planos de bem-estar e os telefones celulares tornam as interações sociais muito mais convenientes.

TÁTICAS

Aplique mensagens subliminares: imagine se, toda vez que você verificasse seu telefone, uma breve mensagem discreta aparecesse sobre o seu problema de saúde e como melhorá-lo. Isso é extremamente poderoso, individualizado e assertivo;

Use recompensas imprevisíveis: a Uber costumava, de tempos em tempos, oferecer aos clientes uma surpresa (cupom, oferta etc.) ao abrir o aplicativo. Isso levou as pessoas a abrir o aplicativo mesmo quando não estavam procurando por um passeio! Isso aumenta o engajamento das pessoas com as soluções;

Use o efeito sentinela: pacientes em nossos programas de saúde conectados nos dizem que são diligentes em aderir ao programa porque seu médico ou enfermeiro está assistindo. Ter uma figura de autoridade em sua vida é uma ferramenta realmente poderosa que pode ser usada para promover efetivamente a boa saúde.

*Conteúdo publicado na edição Abril/2019, da Revista Melhor RH

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