A Adaptworks, empresa especializada em treinamento e desenvolvimento de software com metodologias ágeis, acaba de anunciar que a solução Compleo ATS (Applicant Tracking System). Baseada na web, a solução é oferecida no modelo de software como serviço (SaaS), desenvolvida com base no conceito de colaboração e recrutamento social.
De acordo com Wagner Santos, diretor da Adaptworks, a solução ganhou novas funcionalidades que vão permitir ainda mais interação entre recrutadores e candidatos por meio de redes sociais como Facebook e LinkedIn. “Estamos dando às empresas e candidatos possibilidades de interação que vão muito além do currículo, o que torna o processo de seleção mais dinâmico e mais conveniente para todos”, afirma.
Confira algumas funcionalidades do sistema:
Triagem por vídeo – funcionalidade que permite aos recrutadores realizarem a triagem dos candidatos por meio de interação. Eles podem enviar questionários por meio da ferramenta e os candidatos podem respondê-lo quando for mais conveniente através de um vídeo. A solução permite que o recrutador veja o vídeo e o compare com os outros. “A empresa pode usar esta funcionalidade para testar o inglês dos candidatos, por exemplo. Não substitui a entrevista presencial, mas ajuda a selecionar melhor quem será chamado”, afirma Santos.
Vagas no Facebook – com ele, a empresa usuária do Compleo ATS pode integrar à sua fan page a lista de vagas disponíveis cadastradas no sistema. Todas as vagas cadastradas vão para a rede social, permitindo que os candidatos também se inscrevam por ali.
Gestão de indicações e referências – Santos lembra que algumas pesquisas mostram que as contratações por referência são mais rápidas e mais baratas. “Por isso queremos ajudar as empresas a alavancar esse potencial”, afirma. Com a nova funcionalidade, os funcionários da empresa podem indicar candidatos, fornecendo informações como o tipo de relacionamento que tem com eles, o quanto conhece o trabalho etc. Além disso, os funcionários também podem compartilhar as vagas em seus perfis do Facebook, LinkedIn ou Twitter. “Esse compartilhamento é rastreado pelo sistema, permitindo pontuar os funcionários mais engajados em trazer novos colaboradores para a empresa”, explica.
Gestão de canais de divulgação – quando a empresa cria uma vaga, tem a opção de compartilhar nas suas redes sociais, ou criar links com identificações que podem captar candidatos por diferentes canais. “Por meio de relatórios gerados aqui, ela pode identificar qual rede traz mais visualizações e candidatos. Eles mostram onde a empresa obtém mais resultados”, afirma Santos.
Workflow personalizado – o sistema vai permitir que a empresa personalize as etapas que cada candidato deve cumprir no processo para determinadas vagas. O recrutador pode adicionar ou retirar passos de acordo com a vaga. Pode haver workflow por departamento, por tipo de vaga ou por cliente. “A empresa pode definir quantos workflows achar necessários e depois atribuir para as vagas com as quais vai trabalhar”, diz.