Os millennials já compõem a maior parte da população brasileira. Eles representam 34% do total e 50% da força de trabalho. E esse número deve crescer: estimativas dão conta de que, até 2030, a geração Y deve ocupar 70% dos postos de trabalho, segundo pesquisa divulgada pelo Itaú BBA, banco de investimentos do Itaú Unibanco.
Para aproveitar bem esses profissionais e suas características – antenados, inqueitos e criativos, sempre em busca de desafios –, a Cognizant, empresa mundial de tecnologia e negócios, criou o projeto global Millennial Council. Ele é formado por 45 jovens de 23 a 35 anos de idade que foram indicados por seus líderes para fornecer feedbacks e ideias criativas e inovadoras em projetos e desenvolvimento de soluções tecnológicas.
“Esse projeto mostra que a empresa está preocupada em ouvir outras gerações e se atualizar em relação a novas tendências, inovação e como as pessoas estão agindo”, diz Tatiana Porto, diretora de RH da companhia no Brasil. Ela acrescenta que eses jovens trazem insights valiosos que são levados em consideração de acordo com cada projeto e necessidade de nossos clientes e parceiros de negócios.
Liberade para propor outros projetos
Ainda de acordo com Tatiana, para se inscrever e fazer parte desse conselho, é necessário ter entre 23 e 35 anos de idade, mínimo de dois anos de atuação na empresa, cargo abaixo do nível de gerência, ter inglês fluente (pois a comunicação dentro do conselho é sempre nesse idioma) e disponibilidade de, ao menos, seis horas mensais para reuniões e conexões. As horas são utilizadas durante a jornada de trabalho e os jovens que fazem parte do conselho têm total liberdade para propor projetos e programas, bem como empoderamento para realizá-los e gerenciá-los. “Essa geração é peça-chave para influenciar a cultura corporativa e desempenhar papel importante na condução do crescimento”, reforça Tatiana