Então, Flávia; agora que você foi promovida e assumiu a gerência da área, precisa garantir que a equipe esteja engajada. Fique atenta!
Verdade, chefe. E como eu faço isso? Até ontem eu era uma programadora. Agora sou gerente de TI. Não tenho certeza que sei como engajar as pessoas.
Confio em você – disse o diretor apontando o dedo em sua direção.
Eu também, chefe. Mas não tenho a menor ideia de como engajar uma pessoa e muito menos uma equipe inteira. Imaginei que você iria me ensinar.
Estamos juntos – falou enquanto batia com os punhos fechados no peito. Depois me conta como as coisas estão indo.
Com as devidas ressalvas dramáticas, é assim que a maior parte dos profissionais conhece o desafio de engajar uma equipe. Todos sabem a importância do engajamento, mas poucos sabem exatamente o que um líder deve fazer para conseguir isso. A Flávia, personagem do nosso diálogo acima, vai ter que usar seu bom senso e experiência pessoal para dar conta do recado. Se sair em busca de literatura sobre engajamento vai encontrar alguns teóricos que falam sobre o tema de forma conceitual, o que não vai ser muito útil. Também vai se defrontar com líderes bem sucedidos que compartilham suas experiências pessoais e oferecem dicas práticas baseadas em suas vivências, sem nenhuma base científica.
Para sorte de todos nós, a Gallup, maior empresa de People Analytics e Economia Comportamental do planeta, vem estudando esse tema há muitas décadas e conseguiu identificar doze fatores, com robusta representação estatística, capazes de impactar o engajamento dos colaboradores. Deles decorrem doze comportamentos que o líder pode desenvolver para aumentar a probabilidade de ter pessoas e equipes engajadas.
Então, para ajudar a Flávia, nossa personagem, ou qualquer líder que queira ter uma equipe engajada eu diria, com base em toda a ciência do comportamento humano aplicada no ambiente de trabalho das pesquisas da Gallup:
1) Deixe os objetivos claros: as pessoas precisam saber onde devem chegar para se sentirem engajadas com sua atividade, departamento e empresa.
2) Forneça os recursos que as pessoas precisam para trabalhar: quando alguém não tem os materiais, equipamentos e espaço para realizar sua atividade, o resultado é frustração e até raiva.
3) Foque nos Talentos e Pontos Fortes: um líder que lidera a partir do que cada pessoa tem de melhor consegue ter um nível de engajamento até seis vezes maior do que aquele que foca nas fraquezas.
4) Reconheça Abundantemente: muitos estudos mostram que pessoas que são reconhecidas recorrentemente de forma genuína e personalizada se engajam muito mais.
5) Se Importe com a Pessoa: não se esqueça que antes de ser um recurso, seu liderado é um humano. Aproxime-se, pessoalmente, atento ao limite de cada um.
6) Estimule o Desenvolvimento: converse com seu liderado sobre os objetivos de carreira e o ajude a estruturar um plano de desenvolvimento para chegar lá.
7) Escute as Opiniões dos Liderados: não precisa aceitar tudo que seus colaboradores dizem; mas precisa escutar verdadeiramente e considerar seriamente o que é dito.
8) Venda o Valor e a Missão da Empresa e da Função do Liderado: as pessoas se engajam quanto entendem o significado e o valor do que a empresa faz e o impacto de suas atividades nisso.
9) Não Seja Complacente com os Desengajados: o contágio social dos descomprometidos pode arrastar o engajamento para o fundo do poço. Isso não significa sair cortando essas pessoas, mas agir com elas para mudar a situação e em último caso, tomar providências mais drásticas.
10) Criar Situações para Promover a Conexão Pessoal Entre seus Liderados: os estudos mostram que ter bons amigos no trabalho aumenta significativamente o nível de engajamento.
11) Dê Feedback: converse com as pessoas sobre seus progressos com frequência; as conversas contínuas têm um enorme impacto no engajamento.
12) Seja um Líder Professor: crie condições para que as pessoas aprendam com você ou de alguma forma mais estruturada na empresa.