*Por Andie Linhares, estrategista marketing digital, especialista em branding e professora do curso de Gestão de Mídias Sociais do Centro Europeu
Gosto de pensar que a criatividade move o mundo. É o que nos leva a buscar mais, questionar mais, pensar mais – e evoluir muito mais. Mas a criatividade não surge espontaneamente e também não é ensinada nas escolas, nem pelos nossos pais. Então, qual é o segredo? Se quisermos ser bons em algo, precisamos estudar, observar e treinar. Com a criatividade não é diferente. Pensando nisso preparei algumas dicas para manifestar seu lado criativo.
Leia e escreva mais
A leitura é um dos principais combustíveis para a criatividade. Enquanto lemos, nosso cérebro imagina as situações, cenários e falas, isso já é pura criatividade! O ideal é ler pelo menos um livro por mês.
Escrever também é uma ótima ferramenta para incentivar pensamentos criativos. Uma boa dica para a escrita é iniciar aos poucos, podendo até ser em um diário. É um ótimo exercício para sair da zona de conforto e criar. Quando escrevemos nossas ideias, o cérebro começa a assimilar o fato de buscar todo tipo de solução criativa.
Assista filmes e escute música
Perceber os detalhes que compõe um filme é um ótimo exercício. A iluminação, a fotografia, o enquadramento, a trilha sonora, tudo é válido para treinar o olhar e o cérebro para observar coisas novas. Mesma coisa com a música. Coloque um bom álbum para tocar e perceba a harmonia nos instrumentos, as técnicas vocais do cantor, letras e rimas. Às vezes, quando analisamos com calma algo que sempre vemos e ouvimos, começamos a perceber coisas que nunca havíamos notado antes.
Seja pró-ativo e aja em busca de uma solução
A pró-atividade é gatilho para a criatividade. Quando tomamos uma atitude para solucionar um problema, geralmente percebemos que não havia motivos para ficarmos tão nervosos. Afinal, a maioria das vezes sua preocupação não torna-se um problema, pois há resolução. Quando buscar uma solução criativa, faça. Mesmo que seja pequeno, o fato de agir fará com que sua mente comece a se abrir para novas possibilidades. Pensar e agir sempre devem andar juntos. Do que adianta ser criativo e não colocar em prática?
Durma bem e aproveite os momentos de ócio
Por mais que tenha um grande volume de trabalhos a serem concluídos, evite criar o hábito de passar noites em claro. Em 2012, um estudo da Universidade de Georgetown descobriu que as regiões do cérebro relacionadas à criatividade aumenta seu ritmo de atividade durante o sono. A mente precisa descansar para ser mais produtiva. Assim também funciona para aqueles dias de muita pressão.
Costumo dizer que deadlines são sempre assassinas da criatividade. Dar um tempo é fundamental. Quando bater aquele branco, procure uma distração. Saia para espairecer um pouco. Leia um livro, medite, observe a natureza e as pessoas – bem provável que um insight criativo aconteça no meio de alguma observação. Também indico por uma musiquinha baixa e simplesmente encarar o nada. É incrível o quanto de ideias podem surgir nessas situações.
Seja curioso
Todas as dicas de sobrevivência para ser mais criativo se resumem em uma principal: ser curioso. Curiosidade é porta para a criatividade, pois aumenta o conhecimento e incentiva o cérebro a buscar uma solução imediata para os desafios. Quando viajamos e conhecemos outras culturas, várias ideias criativas vêm com a gente na mala. Mas se uma viagem não for possível no momento, busque informações através de livros, sites, blogs, documentários; tenha uma boa conversa com alguém bacana, seja no bar ou no portão de casa; observe os detalhes das construções e as características das pessoas em sua volta; estude outro idioma. Analise as situações. Não tenha medo de colocar seu senso crítico para funcionar. Buscando conhecimento, consequentemente a sua criatividade passa a se desenvolver e se manifestar de forma natural.