Falar bem inglês tem sido um requisito básico no ambiente corporativo, especialmente em um mercado de trabalho competitivo. O domínio do idioma pode fazer toda a diferença na hora da contratação, no momento de ganhar uma promoção e mesmo na rotina diária.
Algumas atitudes podem facilitar esse processo e auxiliar no desempenho em atividades diárias, como reuniões de negócios. Confira cinco dicas de Nik Peachey, diretor de ensino da escola de inglês online EnglishUp.
1 – Esteja preparado: Dois ou três dias antes da reunião, tire um tempo livre para se preparar. Estude o que será discutido no encontro, pense qual a sua opinião sobre cada um deles e organize os seus principais argumentos em tópicos, anotando em português e depois traduzindo para o inglês. Leve essas anotações com você para a reunião, isso vai ajudá-lo a ficar mais confiante e dará a oportunidade de recorrer a esse auxílio caso se esqueça de algo. Treine na frente do espelho ou com alguém próximo, avalie se funciona para você ou utilize seu celular para gravar um vídeo de si mesmo, para ver como você pode melhorar.
2 – Estude o vocabulário: Há termos e expressões em inglês sados com frequência em encontros corporativos, tais como: to kick off (começar, iniciar), on the agenda (em pauta, tópico planejado para a reunião), to get down to business (ir ao ponto, falar do que interessa), to sum up (para encerrar), to recap (memorando), the purpose of today’s meeting is… (o objetivo da reunião de hoje é…), let’s get back to the issue at hand… (vamos voltar ao assunto)… Pesquise em dicionários e livros o vocabulário relacionado a negócios, e anote os principais. Isso ajudará você a se expressar com mais coerência.
3 – Faça uma aula focada em business english: Agende uma aula virtual preparatória com um professor de inglês focada em business english. Peça ao professor para fazer uma simulação do encontro durante a aula.
4 – Seja firme: Mesmo que não domine o inglês, uma vez que você tomar a palavra na reunião, seja firme e vá ate o final das frases, argumentando até colocar seu ponto de vista de maneira clara. Gaguejar ou titubear enquanto estiver argumentando passará a impressão de que você está inseguro. Tente ser conciso e não se repetir, mesmo que sinta que as pessoas podem não ter compreendido você.
5 – Fique calmo: Encare a situação com naturalidade, sem se deixar afetar por nervosismos. Ficar tenso durante a reunião afetará o seu desempenho na hora de falar, e poderá prejudicar a sua atenção, fazendo com que não entenda bem o que os colegas estão dizendo. Procure concentrar-se na pauta. Exercícios de aquecimento vocal antes de ir para a reunião ajudam a relaxar.