Planejar é preciso! Identificar, estar preparado, aproveitar as oportunidades e defender-se das ameaças! Planejamento estratégico é o grande diferencial para o profissional que deseja obter mais sucesso em sua vida e carreira.
Os profissionais precisam hoje ter um rumo, uma visão de futuro para que possam, assim, buscar e alcançar todos os resultados almejados. Resumindo: estar preparado é fundamental para aproveitar o agora e o depois!
Fundamentalmente, a análise do ambiente externo (cenários, oportunidades e ameaças) deve ser altamente conhecida, bem como a análise do ambiente interno (forças/pontos fortes e fraquezas/pontos fracos), para que os profissionais possam estar preparados para aproveitar as oportunidades e se defender das ameaças (os concorrentes, por exemplo).
Balanço de resultados
Para os profissionais, fazer um balanço dos resultados de sua vida pessoal e profissional nem sempre traz dados satisfatórios. O motivo? Falta de planejamento e muito foco em apagar incêndios do dia a dia.
Todo profissional deve ter um rumo definido em sua carreira. Porém, não são todos que entendem a importância de definir suas próprias estratégias, objetivos e metas. Sem saber que rumos dar à sua vida e carreira, o profissional deixa o desenvolvimento e o crescimento à mercê do destino e da empresa em que trabalha.
Infelizmente, poucos sabem que o segredo para o sucesso é o planejamento estratégico de vida e carreira. Por isso, quando for estabelecer os planos para sua marca, o profissional precisa pensar a curto, médio e longo prazos. Quando se planeja, é possível contemplar o futuro e estar muito mais preparado para aproveitar as oportunidades e defender-se das ameaças do mercado, afinal, esse profissional estará muito mais focado e ciente de suas habilidades.
Passos estratégicos
Planejar estrategicamente não é uma missão impossível. Para isso, é necessário seguir três passos, independentemente do nível hierárquico em que se encontra. O primeiro é definir para onde se deseja ir. Essa ação descreve o direcionamento que o profissional deseja dar para sua vida e carreira. Para isso, deve definir, respeitar e seguir a sua visão, missão, seus valores e códigos de ética, pois os valores de um profissional dão suporte à sua missão (o que ele faz hoje) e rumo à sua visão (o que ele quer ser) de futuro.
O segundo é um diagnóstico atual do profissional. Aqui, é preciso analisar profundamente o ambiente externo em que ele se encontra (seja a empresa em que trabalha ou o mercado lá fora) e seu ambiente interno (conhecer a si mesmo). Ao conhecer melhor o ambiente externo, é muito mais fácil distinguir e lidar com suas oportunidades e ameaças. Já a avaliação do ambiente interno também é de extrema importância, pois permite o aprimoramento de seus pontos fortes/forças e a correção de seus pontos fracos/limitações.
Depois de estabelecer os rumos de sua vida e carreira e diagnosticar sua atual situação, o profissional deve definir as ações para a expansão de mercado e diferenciação. Esse é o terceiro passo do planejamento. Aqui, o profissional pode, por exemplo, desenvolver estratégias para vender mais para os mesmos clientes, conquistar novos mercados, oferecer novos produtos e serviços, além de buscar a diversificação. Desse modo, o profissional torna-se único para o mercado e fica muito mais satisfeito, com muito mais sucesso e resultados altamente positivos.
Objetivo planejado
É importante salientar que planejamento estratégico é fundamental para todos os profissionais que queiram ter sucesso em suas vidas e carreiras! Mas, como saber se o objetivo planejado é possível?
Simples! Quando se tem o rumo certo e a análise do mercado, o profissional sabe o que pode fazer para alcançar o sucesso. Ou seja, ter um claro plano de ação onde ele saberá o que, quando, onde, por que e quem é o responsável (ele mesmo), além de como fazer e quanto irá custar e de deixar a si mesmo mais bem preparado para as oportunidades e adversidades do mercado, o que trará mais segurança e força para ir além.
Dessa maneira, só não conquista o sucesso quem não quer!
Alexander Baer é presidente da Alexander Baer e Associados