A era digital moldou uma geração de aprendizes acostumada ao ritmo acelerado de ambientes multimídia, interativos e digitais. Nessa linha, as empresas devem aproveitar esse comportamento incorporando-o às estratégias de educação corporativa on-line para criar ambientes imersivos para aprendizagem.
“Gostamos de reforçar que o caráter imersivo tem a ver com a ideia de nos sentirmos cercados em um espaço que absorve nossos sentidos, como os games”, explica Rodrigo de Godoy, gerente geral de treinamento corporativo da Ciatech, uma empresa do grupo UOL Educação.
Com uma mecânica de jogo por trás, o profissional é colocado em situações que simulam tarefas e desafios do seu dia a dia, desafiando-o a tomar decisões e permitindo a ele aprender com seus próprios erros em um ambiente seguro com feedback imediato.
“Esses são os chamados serious games, jogos com finalidades voltadas ao negócio, que diferem dos jogos comuns por priorizarem experiências específicas para obter benefícios que vão além do divertimento, como aprender uma nova atividade, simular um novo produto e testar argumentações de venda”, completa Godoy, que lista, a seguir, algumas vantagens dos games para os processos de aprendizagem:
1. Interatividade e escolha: muitos jogos permitem às pessoas escolher a forma como a história/aprendizagem vai evoluir;
2. Aprender com os erros na hora: quando uma pessoa faz uma escolha errada, ela é imediatamente informada, surge algum tipo de feedback e há uma nova tentativa;
3. Aprendizagem construtiva: a pessoa aprende a experimentar o jogo à medida que ele avança, ampliando seu conhecimento a cada passo;
4. Motivação: ao concluir uma tarefa ou ação, na maioria das vezes, a pessoa é imediatamente recompensada;
5. Nova perspectiva: o nível de interação que as pessoas têm ao jogar aciona diferentes perspectivas, proporcionando novas experiências;
6. Socialização: jogos permitem que as pessoas se socializem mais. Essa interação ajuda a construir habilidades sociais, facilitando a capacidade de trabalhar em equipe, por exemplo.