Por mais incrível que possa parecer, ainda me deparo com muitas empresas (especialmente as de pequeno e médio porte) que carecem de uma “missão” clara de existência. Não falo aqui daquela “missão” que só existe na parede e que não tem reflexo algum na operação, na execução e no cotidiano das empresas. Falo, sim, das missões reais que oferecem especialmente aos funcionários um grande propósito de existência.
Este propósito não pode somente ter um significado mercadológico (de marketing). Ele precisa ser forte, real e legítimo o suficiente para incrementar os níveis de motivação, satisfação e retenção dos funcionários. Eles necessitam fazer parte de algo maior, de algo que vai além apenas da remuneração percebida pelos resultados obtidos.
E como se faz isso? O principal e mais importante elemento de construção de um grande propósito ou missão passa pelo pleno entendimento do “por que” de existência da empresa. Alguns questionamentos sugeridos para fazer este “exercício”: A empresa existe para fornecer a solução para qual problema específico? Ela existe para realizar qual sonho? De que forma a empresa pretende e sonha em impactar positivamente o mundo?
Boa remuneração é, sim, fundamental para todo e qualquer profissional. No entanto, cada vez mais os profissionais talentosos buscam oportunidades e desafios profissionais nas empresas e nos empreendimentos nos quais possam colocar todos os seus dons e competências em ação e em favor de uma grande causa, de um grande propósito e de um grande sonho. E oferecer um propósito, um sonho e uma grande missão são papéis do líder!
Portanto, reforço aqui o recado aos líderes de empresas: ofereçam um grande propósito aos seus profissionais. Assim, conseguirão construir resultados cada vez mais consistentes, uma cultura de encantamento e evitar o risco de perder seus talentos para concorrentes que têm um propósito de existência claramente definido e um poder quase que magnético de atração de bons profissionais.
E, tão fundamental quanto oferecer um grande propósito aos seus profissionais, é fazer com que a verdadeira missão de existência da sua empresa seja visível e perceptível pelos seus clientes e mercados alvo. Na Era do Marketing de Valores em que hoje vivemos, a tendência é que os clientes consumam produtos e serviços das marcas que encontrarem maior congruência com seus próprios princípios, valores e sonhos.
José Ricardo Noronha, vendedor, palestrante, professor, escritor e consultor. Formado em Direito pela PUC/SP com MBA Executivo Internacional pela FIA/USP. Possui especialização em Marketing, Empreendedorismo, Empreendedorismo Social e Vendas pela Owen Graduate School of Management e é Professor dos MBAs da FIA. É autor dos livros “Vendedores Vencedores” e “Vendas. Como eu faço?”.