Que atire a primeira pedra quem nunca utilizou o Google para tirar as dúvidas das mais variadas. No entanto, nem sempre é possível encontrar as respostas por esse caminho ou, mesmo encontrando, falta confiança para acreditar completamente e a indagação persiste.
Pensando nisso, Vivian Rio Stella, doutora em Linguística pela Unicamp e pós-doutora pela PUC-SP, elencou e respondeu a 5 perguntas que ela afirma que muita gente quer fazer, mas não sabe a quem ou não confia no que a internet sugere.
Segundo ela, que já atendeu a centenas de profissionais como especialista em comunicação e coaching em gestão de carreira, entre as principais questões estão saber qual o perfil mais comum de pessoas que buscam o coaching, se custa caso e o que não é possível resolver nesse processo. Confira as questões e as respostas abaixo:
1- Qual o perfil mais comum de pessoas que buscam o coaching?
Há dois tipos: profissionais jovens, que alcançaram sucesso mas não fazem o que amam ou não veem perspectiva de crescimento no emprego, e profissionais que precisam desenvolver competências para assumir cargos de liderança ou atuar de forma mais efetiva como líderes.
2- O que eles mais querem resolver?
A maioria não está satisfeita com o atual momento da carreira. Parte quer se sentir emocionalmente ligada às atividades profissionais, parte quer se firmar na posição ocupada e, para isso, busca potencializar seus skills. Há um terceiro grupo também notável: os que procuram aprimorar a organização pessoal, definir e cumprir metas de médio e longo prazos, ter melhor autoconhecimento e, assim, identificar sua real vocação.
3- Quanto tempo o processo leva?
Em média, três meses. Depende da frequência das sessões e do engajamento do coache para agir. Já vi ofertas de coaching com duração de 1 ano. É impraticável: a ideia é ajudar o coache a encontrar e trilhar o caminho por si mesmo.
4- Custa caro?
O valor é variável – depende da experiência, quantidade de horas e perfil do coache -, mas não é caro. Curioso é que há grande procura por coaching, mas muitas pessoas não se dispõem a pagar pelo serviço. Isso gera o mito do preço alto.
5- O que as pessoas pedem mas o coaching não consegue resolver?
O coach não pode dar o peixe – ele ensina a pescar. Há coaches que precisariam de um mentor para acompanhar de perto seu desenvolvimento, coisa que o coaching não prevê. Além disso, há questões relacionadas ao passado do indivíduo, que impactam na sua forma de ver o mundo e tomar decisões. O passado não é resgatado em coaching, mas em terapia.