Não é exagero dizer que o jeans é a peça mais usada do mundo. O jeans foi criado em 1873 por Levi Strauss como uniforme para quem trabalhava nas minas. Logo passou a ser usado como no meio rural e em postos de gasolina, depois a versão da jardineira jeans virou uniforme dos operários de fábricas.
Ao longo do tempo foi sendo incorporada a outras situações. Versátil, confortável e durável, ela continua peça-chave por poder ser usada em diversas ocasiões, inclusive no trabalho. Mas é preciso cuidado, porque ela nem sempre pode ser utilizada na empresa.
Segundo Maria Inês Borges da Silveira, consultora de comportamento profissional e etiqueta social, o jeans é peça obrigatória em qualquer guarda-roupa, deve ser usado com bom senso, principalmente no ambiente corporativo. A orientação básica é observar o ambiente em que trabalha, porque a roupa deve combinar com a personalidade e estilo da empresa.
Quem trabalha em segmentos comerciais, jurídicos, financeiros ou é um profissional liberal, a roupa deve conservar certa formalidade. Mas se for possível usar a peça no trabalho ela sugere ficar atento ao modelo do jeans, que deve ter bom corte e cair bem.
“Modelos variam com as tendências da moda, mas o clássico, o básico, o reto, combina com quase tudo e ainda fica bem com blazer, regatas, blusas, camisas e compõem também com
camisas de seda”, aconselha.