No Brasil, o verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro. Em geral, o tema estações do ano costuma dividir a preferência das pessoas, mas uma pesquisa da Robert Half com 303 diretores gerais do país revelou que o clima mais quente traz vantagens para o ambiente corporativo.
De acordo com o estudo, mais da metade dos executivos brasileiros entrevistados (53%) acredita que os profissionais do país ficam mais produtivos no verão. Nos Emirados Árabes foi onde mais diretores observaram o aumento da produtividade, 64% concordam com a afirmação.
Nível de produtividade dos profissionais no verão (fonte: Pesquisa Robert Half)
| Opinião | Brasil
(% de diretores que concordam) |
Média Global
(% de diretores que concordam) |
| Muito mais produtivos | 23% | 16% |
| Um pouco mais produtivos | 30% | 25% |
| Não há diferença | 28% | 32% |
| Um pouco menos produtivos | 16% | 23% |
| Muito menos produtivos | 2% | 4% |
| Não sabe | 0% | 1% |
Ranking de países onde a produtividade dos colaboradores aumenta no verão (fonte: Pesquisa Robert Half)
| colocação | Países
(% refere-se à soma de diretores que acreditam em um ambiente muito mais produtivo e um pouco mais produtivo) |
| 1º | Emirados Árabes (64%) |
| 2º | Austrália (56%) |
| 3º | Brasil (53%) |
| 4º | Chile (47%) |
| 5º | Reino Unido (41%) |
| 6º | Bélgica (39%) |
| 7º | Holanda (34%) |
| 8º | Alemanha (32%) |
| 9º | Suíça (25%) |
| 10º | França (23%) |
A pesquisa da Robert Half foi realizada em julho de 2017 com base na percepção de 2710 diretores gerais de 10 países, sendo 303 do Brasil.
