Diante das constantes mudanças no mundo com a evolução e forte presença da tecnologia a serviço de tudo e de todos, por exemplo, diversas são as áreas que precisam se adaptar para acompanhar estas transformações e não se perder no tempo.
A internet, alinhada a outras tecnologias, já é responsável pela mudança do nosso comportamento, hábitos e modo de como lidamos com coisas necessárias à nossa vida no dia a dia, como por exemplo, solicitar um taxi, um médico, pedir alimento, se comunicar – principalmente – e muitas outras atividades que fazemos com o auxílio de um aplicativo de celular conectado à internet.
No ambiente corporativo não é diferente, pois as mudanças estão chegando. Um exemplo é na comunicação, que passou a contar com aplicativos de mensagens instantâneas e de videoconferência, que favorecem a empresa e funcionário nos contatos do dia a dia no trabalho. Assim como ferramentas que possibilitam o registro, controle de tarefas e produtividade do colaborador. Com estas mudanças, a área responsável pela cultura organizacional e gestão de pessoas na empresa deverá se adaptar para manter e até mesmo melhorar os resultados internos e externos.
Quer outro exemplo de mudança na área de RH com as transformações do mundo, neste momento conhecido como a 4a. Revolução ou Revolução 4.0? O modo como são feitas as entrevistas ou pré-entrevistas de emprego. Já é considerado comum a utilização de videoconferência para a realização de uma entrevista, assim como reuniões entre funcionários. São vantagens que vão além da praticidade, que favorecem a flexibilidade e disponibilidade de tempo e dinheiro de ambos.
Há também a relevância na discussão em criar parcerias e aperfeiçoar as relações do RH com outras áreas da empresa, que necessitam “conversar” entre si, para trabalhar a imagem da marca e a relação que o funcionário tem com o local que trabalha.
Um exemplo disso é a conexão positiva que a área de recursos humanos pode ter com o marketing e a TI – pois aqui estamos falando de um lado que enxerga necessidades e entrega valor, e outra que traz tecnologia como meio de otimização de tarefas. Este é o momento da gestão de pessoas se apropriar de ferramentas e se juntar a parcerias promissoras.
Poderíamos passar horas citando outros mudanças, comparando o antes da área com o presente e até projetando o futuro, pois estes são apenas alguns exemplos para começarmos a discutir. E, levando em consideração a importância do tema, que traz o protagonista responsável pelo fortalecimento das relações internas e externas da empresa, o RH, a ProPay – empresa brasileira especializada em serviços de terceirização de RH – vai promover no dia 6 de junho, em São Paulo, o HR Hub – Conectando o RH com o Futuro, evento que vai reunir profissionais do RH, especialistas e grandes líderes do mercado para discutir o presente e futuro da área.
O evento, que será realizado no WTC Events Center, será composto por quatro painéis: 1º O RH hoje, 2º Como o RH se conecta ao marketing, 3º Como o RH se conecta a TI e 4º O RH do futuro. A pré-inscrição já pode ser feita no site www.propay.com.br/hrhub.