As redes sociais têm ganhado cada vez mais adesão das empresas para divulgação de seus produtos e conteúdos. Um modo de se comunicar com seu consumidor, seu público-alvo.
Na última quarta-feira, 20, o Instagram – rede social voltada para fotos e vídeos curtos de até 1 minuto – lançou uma novidade: o IGTV. Trata-se de um aplicativo da marca, que pode ser usado atrelado à conta do Instagram ou separadamente, por outro aplicativo, que permite ao usuário gravar vídeos com até 1 hora de duração.
A novidade já abre um novo leque de oportunidade não somente para perfis pessoais ou personalidades, mas também para empresas que têm como estratégia e divulgação de produtos e de comunicação com seu público. O IGTV pode ser uma excelente ferramenta de produção de conteúdo para estratégia de divulgação da marca empregadora, isto é, a empresa utilizar o canal para mostrar seu lado interno, sua cultura organizacional e sua relação com os funcionários.
Não tem como ignorar a relevância que as redes sociais têm na comunicação nos dias de hoje. Para as empresas, é preciso consolidar a marca em cada perfil, de modo estratégico para cada um delas e focar na comunicação com os diferentes públicos externos.
Sua marca empregadora nas redes
Se atrair e manter na empresa os melhores talentos é um dos grandes desafios dos RHs, um dos mais importantes fatores que pode diminuir esta dificuldade na área é a consolidação da cultura organizacional, fortalecendo a marca empregadora.
Não adianta mais propagar esta imagem somente internamente, isto é, diante dos colaboradores. As empresas precisam, também, externar sua cultura; mostrar aos profissionais talentosos que estão em busca de novas oportunidades em empresas de cultura ágil, que a sua organização combina com o perfil dele.
O RH e a comunicação externa
O mundo está passando por mudanças constantes com a evolução da tecnologia. São novos hábitos, novos modelos de vida e, no trabalho, não é diferente. O mercado está mudando também, e os perfis dos profissionais, das empresas e os tradicionais modelos de trabalham já não são mais os mesmos. Por razões como estas, a área de Recursos Humanos vai se reinventando e se adaptando às mudanças, fazendo delas sua nova estratégia para, por exemplo, a construção de uma cultura organizacional alinhada com as expectativas destes novos profissionais.
Visibilidade da marca empregadora nas redes sociais
Sabendo da importância que as redes sociais têm para a imagem e representatividade de qualquer empresa na internet, confira algumas dicas para quem ainda não está presente ou para aquelas empresas que possuem comunicação divergente entre as redes.
Crie perfis nas principais redes sociais: é fundamental, pois o seu público-alvo não necessariamente estará ativo em todas elas. Assim, você consegue alcançar a grande maioria em todas.
Alinhe a comunicação dos perfis: um dos erros mais cometidos pelos principiantes nas redes sociais é a falta de conexão entre elas. Por exemplo, nem sempre o padrão de comunicação adotado pela rede social X é igual a Y. Outro exemplo é na divulgação de conteúdo. Neste caso também é necessário levar o mesmo conteúdo para todas.
Crie conteúdo: o mais ideal é que a empresa crie um blog hospedado no site institucional ou com endereço que fique próximo ao site institucional para a produção de conteúdo. O blog ajuda muito no ranqueamento da página e da marca nos principais buscadores da internet. Com ele é possível produzir conteúdo periodicamente e compartilhar nas redes sociais. Assim a empresa gera audiência para o o blog e encurta o caminho para o site principal.
Faça engajamento: não adianta nada ter perfis em todas as redes sociais, publicar conteúdo com frequência, mas não interagir com seu público, com seu consumidor. Portanto, exercite e tome como uma prática diária a interação com quem tem curtido, comentado e compartilhado seu conteúdo. Adote uma linguagem e seja ativo sempre nas redes.