Um emprego com perspectivas de crescimento acelerado, benefícios e um salário compatível com o mercado. Este é o objetivo de muitos recém-formados, que todos os anos recorrem às concorridas vagas nos programas de trainees das grandes empresas. Por isso, estar preparado para qualquer pergunta do recrutador e também para as “temidas” dinâmicas é fundamental para alcançar o objetivo: tornar-se um trainee. Pensando nisso, a Vivo – em parceria com a Cia de Talentos – listou cinco dicas essenciais para quem quer se dar bem nos processos seletivos e garantir uma vaga no tão sonhado programa de trainee.
Apresentação pessoal: fuja dos mesmos padrões e seja mais você
Ser autêntico, espontâneo e fiel aos seus valores ajuda a aumentar suas chances de destacar-se para o recrutador. Esqueça as regras, participe, pergunte e se envolva! “A autenticidade do candidato é fundamental para sua avaliação e, posteriormente, essa qualidade irá ajudá-lo no seu desenvolvimento profissional”, explica Maria do Carmo Vieira, Diretora de Talentos da Vivo. Vale evitar brincadeiras indevidas, comentários inapropriados, excesso de gírias e informalidade. Mesmo em ambientes corporativos descontraídos, lembre-que é um processo seletivo e você está sendo avaliado em todos os momentos.
Participar ativamente e se comunicar bem
Os recrutadores estão em busca de frequência de comportamento. Isto significa que não adianta falar apenas quando o responsável pelo processo seletivo chega perto ou usar frases feitas para chamar a atenção deles. “Opte por contribuir com seus conhecimentos, ouvir o que os colegas têm a dizer, incentivar a participação dos mais calados, analisar as sugestões dadas e propor soluções. É um diferencial”, garante Sofia Esteves, presidente do Conselho do Grupo Cia de Talentos.
Trabalhar bem em grupo
Ser trainee é para quem deseja ocupar posições de liderança nas empresas e gosta de desafios complexos. Por isso, atividades em grupo presenciais acontecem durante o processo de seleção. É nesta hora que os recrutadores observam como os candidatos se comportam junto com outras pessoas e em um ambiente real de trabalho. Por isso, é muito comum que as pessoas queiram mostrar os seus talentos, porém, é importante cautela e cuidado. “Ser paciente, respeitar os colegas, manter a voz calma e envolver-se nas atividades de forma confiante são pontos positivos para destacar-se neste tipo de atividade”, recomenda Maria do Carmo Vieira.
Estudar a empresa
Saber sobre a empresa que está concorrendo à vaga conta muito na hora da entrevista. Vale pesquisar tudo! Desde o histórico, negócios, valores e missão, além da cultura organizacional. Estas informações serão muito úteis nas discussões em grupo. É um detalhe que mostra o interesse do candidato na vaga e na empresa, e o deixa muitos passos à frente dos demais concorrentes.
Ser pontual
Esse é um dos pontos essenciais para qualquer candidato. Confirmar e pesquisar sobre o local do processo, programar-se para sair com antecedência e chegar ao local com 10 minutos faz toda a diferença, garantindo ao recrutador que você teve cuidado e respeito com o tempo dele. Por fim, organizar-se para aproveitar o dia do processo sem outros compromissos são essenciais para manter a calma e o foco nas atividades propostas.