Gestão

Alinhe metas da empresa com o desempenho dos colaboradores

de Redação em 8 de janeiro de 2019

Alcançar determinada função, conquistar um salário melhor, aventurar-se em novas viagens e aumentar a qualidade de vida. Seja no âmbito pessoal ou profissional o ser humano é repleto de desejos e anseios. Nesse contexto, existe uma força capaz de movê-lo na trajetória de realizações: as metas.

Enquanto os objetivos fornecem a direção dos sonhos, as metas representam as tarefas a serem cumpridas a fim de atingi-los em um prazo específico.

Leia também:
Como transformar metas de ano novo em realidade
Coach dá dicas para planejar 2018 e conquistar metas


De acordo com Flora Alves, CLO da SG – Aprendizagem Corporativa, o ambiente organizacional não foge à regra. “A chave para alavancar qualquer empreendimento é o estabelecimento de metas. Contudo, é muito importante alinhar os desejos da empresa com os dos colaboradores. A essência de uma companhia são as pessoas. Inclusive são os principais pilares no momento de diferenciar a marca no mercado. Portanto, idealizar os planos elaborados significa pensar além da alta liderança. É preciso envolver os funcionários neste processo para que toda a equipe trabalhe em prol dos mesmos objetivos. Do contrário, as chances de obter sucesso ao longo do ano são reduzidas”, afirma.

Crédito: Freepik

Com base na reflexão acima, a especialista em aprendizagem corporativa realizou uma lista de sugestões assertivas no cumprimento das metas estipuladas para 2019. Confira!

Mobilize
O primeiro passo no desenvolvimento de metas que se conectam com os colaboradores é construir uma relação de confiança com o time. Afinal, o engajamento na iniciativa surge quando as pessoas acreditam nos valores, missões e propósitos da empresa. Logo, é fundamental demonstrar uma valorização do profissional ao convidá-lo a participar desta atividade tão estratégica para o negócio.

Planeje
Nem sempre é fácil concretizar um objetivo, mas o processo fica bem mais exequível quando planejado com clareza. Elabore documentos com as tarefas a serem concluídas, prazos de entrega, prioridades e a definição de quem está incumbido pela meta.

Acompanhe
Sem um acompanhamento frequente a construção de metas perde a efetividade. Portanto, após o período de definição, o ideal é reservar um espaço na agenda para perguntar se a meta está em vias de ser alcançada, identificar as dificuldades e procurar caminhos para otimizar os processos. Esta tarefa também tem o papel de motivar a equipe para que os funcionários não se percam em meio às tarefas destinadas a eles. Neste caso, os feedbacks são ótimos meios de verificar os status das ações junto aos profissionais e ajudá-los a lidar com imprevistos.

Recompense
Atribuir recompensas para o cumprimento de metas é uma forma de ligar o sucesso da empresa a o comprometimento do funcionário a fim de incentivá-lo a aumentar a produtividade ao longo do processo.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail