Estagiar em uma organização que representa uma causa com a qual o estudante se identifica é considerado o “estágio dos sonhos” por ao menos 53,5% deles, segundo levantamento realizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, entre março e abril de 2019. O número é bem mais representativo quando comparado com o desejo de receber bolsa-auxílio com valor elevado, que representou 26,6% das respostas.
Leia também:
Estagiários repensam efetivação por falta de identificação com empresa
Ainda de acordo com levantamento, participar ativamente de tarefas estratégicas e opinar em mudanças internas representam o anseio de 11% e 8,8% dos estudantes respectivamente.
Já quando perguntado qual a razão que os levariam a desistir da “vaga dos sonhos”, os valores pessoais voltaram a aparecer como principal causa. Para 31% dos alunos, “não concordar com a missão da empresa” seria fator determinante para não permanecer na organização.
Outros motivos que levariam a isso seriam: bolsa-auxílio e benefícios incompatíveis com o mercado (27,9%), o local de estágio ser longe de casa/universidade (25%) e por último falta de identificação com a equipe (16,1%). O levantamento reuniu mais de 35 mil respostas em todo o território nacional.