Especialista lista orientações que podem ajudar profissionais a se destacar pelo LinkedIn
Com o desenvolvimento cada vez maior da tecnologia, diversos recursos passaram a se tornar aliados dos candidatos em busca de oportunidade e, também, dos recrutadores que estão à procura de profissionais de destaque. Nesse sentido, o LinkedIn tem se destacado como uma das principais formas de apresentação para o mercado e representa uma fonte de informações para a pré-análise de processos seletivos.
Para Karen Lopes, Analista de Experiência do Candidato na Revelo, plataforma de recrutamento digital, ter uma presença adequada na rede é um fator estratégico para que um profissional avance nas etapas de uma seleção. “O LinkedIn é importante para que o candidato possa se apresentar ao mercado. Além disso, um bom perfil nessa rede também pode ser replicado para facilitar outros perfis profissionais, com importação das informações”, avalia.
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Dicas para melhorar seu perfil no LinkedIn
Pensando em ajudar os candidatos a construir um perfil campeão na rede social, a especialista da Revelo reuniu algumas dicas essenciais para destacar as habilidades e qualificações profissionais.
Escolha bem uma foto
Estatísticas do LinkedIn apontam que perfis com fotos são mais acessados, por isso, é fundamental investir em uma boa imagem. Mas, calma, ela não precisa necessariamente ser uma foto formal. “É importante levar em conta o mercado em que o candidato está inserido. Um designer, por exemplo, não precisa e nem deve postar uma imagem séria e de terno. Além disso, a identidade da pessoa não pode ser apagada apenas pensando na contratação, é preciso que o profissional transpareça suas características e essência”, indica Lopes.
Tenha objetivos bem definidos
Ao descrever seu perfil e atuação profissional, defina bem seus propósitos. É importante deixar claro a área em que está inserido, uma vez que isso facilitará a busca de recrutadores. E não é preciso inventar termos muito inovadores. Geralmente, ao procurar por um estudante, o RH buscará justamente por isso, afinando apenas a área em que essa pessoa deve atuar. Mostrar sua personalidade também é importante, não tenha medo dos adjetivos, apenas cuidado para não exagerar.
Conte detalhes sobre você
O perfil na rede social muitas vezes é um primeiro contato do recrutador com o possível candidato a ser entrevistado. Por isso, invista em um perfil completo com informações sobre cursos, formação acadêmica, experiências profissionais e aproveite, quando possível, para incluir exemplos de portfólio. Ter uma URL própria também é importante para facilitar a indicação e busca pela página. Exemplo: http://br.linkedin.com/in/nome-sobrenome
Crie conexões
Embora seja muito utilizado para a busca por oportunidades profissionais, o LinkedIn tem como característica principal ser uma rede social. Por isso, é importante construir conexões com colegas de trabalho, gestores e até mesmo com pessoas que você admira. “Criar laços no mercado corporativo é fundamental, mas é preciso usar o bom senso. Não chegue pedindo oportunidades, invista na construção de um relacionamento por meio da troca de conhecimentos e informações”, indica Lopes.
Invista na sua imagem
Além de ter todos os seus dados na plataforma, é importante mostrar ao mercado o que você entende e como lida com os desafios da área. Produzir artigos autorais embasados em experiências, conhecimentos e boas práticas que possam ser compartilhadas como inspiração é uma ótima forma de ser reconhecido como um profissional maduro e qualificado.