Carreira e Educação

Seis em cada dez mulheres empregadas não possuem plano de carreira definido

de Redação em 25 de dezembro de 2019
Crédito: Shutterstock

Segundo levantamento, quando questionadas se possuem um plano de carreira na empresa em que trabalham, 60% dizem que não

Créditos: Shutterstock

Ao serem questionados se possuem um plano de carreira na empresa em que trabalham, 53% dos empregados afirmaram não ter essa perspectiva. Quando falamos apenas das mulheres, este índice atinge 60%. Foi o que constatou a pesquisa Alelo Hábitos do Trabalho, realizada pelo Instituto Ipsos, em 12 principais regiões metropolitanas do Brasil.

Leia também:

Mulheres ainda enfrentam desafios no mercado de trabalho

“Mais do que estimular a equidade das mulheres no mercado de trabalho, as empresas precisam promover oportunidades que as apoiem na consolidação de suas carreiras. A atuação feminina ultrapassa as ações meramente corporativas, por isso temos a obrigação de integrar e sermos responsáveis por assegurar a inclusão do talento e da habilidade delas a longo prazo”, destaca Cesário Nakamura, presidente da Alelo.

A pesquisa ouviu 1.518 empregados, sendo 81% deles, registrados pela CLT. O que chamou mais atenção no geral, além do grande número de mulheres sem planos de carreira, foi a faixa etária dos entrevistados que afirmaram não ter um plano definido. Desses, 54% têm idade entre 25 a 44 anos e 65% pertencem à classe C.

Ainda sobre o futuro, o estudo traz informações sobre o objetivo profissional dos entrevistados a longo prazo – daqui a 10 anos. Como resposta, 13% dizem querer trabalhar em uma área que realmente gostem, sem se preocupar com o retorno financeiro/salário e 10% almejam estar aposentados.

Outros dados: 25% dos entrevistados costumam permanecer num mesmo emprego de 3 a 5 anos e 21%, mais de 10 anos, sendo que 81% deles trabalham em regime CLT, 8% como Pessoa Jurídica (PJ), 5% como temporários e 6% como estagiários. A maior parte, 25%, trabalha em uma empresa com mais de mil funcionários.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail