Saúde mental

Um gestor preparado para ajudar os colaboradores

Uma ferramenta a mais para ajudar as empresas e minimizar os impactos da pandemia sobre as equipes e seus líderes

Você já imaginou uma realidade em que o gestor de uma empresa também fosse um confidente que ajudasse nas questões pessoais que, eventualmente, podem prejudicar o desempenho do trabalho? Pareceria distante, quase impossível, até bem pouco tempo.

A mesma pergunta, feita hoje, em plena pandemia mundial, muda de figura. Como ajudar as pessoas que estão com receio de voltar ao trabalho presencial? Como apoiar funcionários que perderam a identidade com o grupo ao ver-se trabalhando em casa? O que dizer ao líder que se sente pressionado por novas demandas?

A pesquisa “Gestão de Pessoas na Crise de Covid-19”, feita recentemente pela Fundação Instituto de Administração (FIA), constatou que 75% das empresas brasileiras desenvolveram ações de apoio psicológico aos funcionários.

Independentemente da pandemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já expôs em documento que, até 2030, a depressão será a doença mais comum no Brasil. Hoje, cerca de 11,5 milhões de brasileiros sofrem com depressão.

De serviços de terapia guiada via aplicativos, formação de grupos de conversa a telemedicina, são muitas as iniciativas. Com o intuito de identificar a necessidade da abertura de canais de comunicação seguros e acolhedores, o terapeuta Ricardo Amarante, fundador da plataforma de autoconhecimento Ramarante, desenvolveu o projeto Gestor Terapeuta.

“Os colaboradores podem ser eles mesmos e têm a oportunidade de falar com seus superiores sobre dores, sofrimentos e alegrias que estão passando” explica. 

A ideia é que gestores e mentores ativem o olhar que escuta, entende e ajuda o colaborador com questões pessoais.

“Emoções, empatia, acolhimento, ato de escutar ativamente e o manejo habilidoso das situações são pontos a serem conquistados com o curso” comenta o terapeuta. 

O curso pode ser adquirido por empresas, a partir da modalidade In Company Online, para que todos os seus gestores participem. São turmas de quatro a 10 participantes, ao vivo por aplicativo de videochamada.

Ao todo serão três aulas, uma por semana, combinando teoria, prática e interação. A primeira aborda a expressão das emoções e a análise do caráter x competências humanas. Na segunda aula, o tema central será a Bioenergética, para entender a estrutura humana formada por razão + emoção + espiritualidade. 

E no último dia, a discussão será a biossíntese, ou seja, a integração das inteligências racional, emocional, social e espiritual. Além disso, será discutido na prática como conduzir um atendimento terapêutico.

No universo de uma empresa, o gestor terapeuta não vai substituir a necessidade de encaminhamento a um especialista, conforme a delicadeza do caso. Mas, no mínimo, abrirá espaço para o autoconhecimento das partes e a construção de relações mais empáticas.



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