Ansiedade, angústia, estresse e insegurança são sentimentos que acompanham o ser humano e que em tempos de crise, como no período atual de pandemia, tornam-se mais presentes. Estima-se que o Brasil seja o país mais ansioso do mundo, com 9,3% da população (18,6 milhões de pessoas) convivendo com o transtorno, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde).
Para as empresas, cuidar da saúde mental de seus colaboradores é vital. Estudos indicam que pessoas com depressão perdem até 48% da produtividade no trabalho.
Além disso, levantamento realizado pelo Ministério da Saúde entre abril e maio deste ano revelou que 41,7% dos entrevistados apontaram ter distúrbios do sono, como dificuldade para dormir ou dormir mais do que de costume.
Existem soluções para o enfrentamento desses problemas, como a terapia com um psicólogo. No entanto, para muitas pessoas ela torna-se inacessível, seja pelo custo, pela disponibilidade de tempo ou por preconceito com o processo terapêutico.
Visando auxiliar no combate aos distúrbios mentais, foi criado o Cíngulo, aplicativo de terapia digital guiada. O app trabalha com diagnóstico psicológico, conteúdos de autodesenvolvimento pessoal, terapia guiada, coaching e meditação em áudio, texto e vídeo.
“A gente não briga com a terapia como um Uber com o táxi. A grande novidade é que hoje você pode fazer um tratamento psicológico profundo por um aplicativo”, afirma o Dr. Diogo Lara, psiquiatra, neurocientista e CEO do Cíngulo, ao dizer que o app complementa o tratamento com um psicólogo. “Aproximadamente 40% dos usuários assinantes do app fazem terapia concomitantemente”, relata.
Para entender como funciona o aplicativo e de que forma ele pode ajudar os indivíduos a enfrentar os distúrbios do sono potencializados pela pandemia, a revista Melhor RH entrevistou o Dr. Diogo Lara.
Que consequências os distúrbios do sono podem trazer aos indivíduos?
Um sono de má qualidade, ou de insuficiente duração, pode ter várias consequências na saúde. Em curto e médio prazo: problemas de concentração, de humor, de instabilidade emocional, de memória e falta de ânimo.
No longo prazo, entendendo que o sono é uma reparação de células e que ele é o momento em que o corpo faz a sua regulação hormonal, distúrbios podem levar ao aumento do risco de doenças cardíacas, pressão alta, diabetes tipo 2 e envelhecimento da pele. O processo todo de envelhecimento acelera quando se dorme mal e em um longuíssimo prazo há o risco de Alzheimer.
Como o Cíngulo pode ajudar as pessoas que possuem problemas relacionados ao sono?
Distúrbios de sono geralmente são questões de saúde mental. Muitas vezes eles são precursores de problemas mais graves e normalmente vêm de questões emocionais mal resolvidas, como stress, raiva, ansiedade e hábitos desregulados.
Como o Cíngulo é um programa de terapia guiada completa e personalizada, os usuários relataram melhoras no sono porque ele trabalha a base, as questões emocionais mais fundamentais, e isso impacta positivamente o sono.
Nós também colocamos uma série específica sobre sono, que possui programas estabelecidos cientificamente para ajudar nessa questão. Ela dura entre quatro a seis semanas para pessoas com insônia crônica. O fato é que os tratamentos psicológicos para o sono corrigem a insônia em 70% ou 80% das pessoas.
Em quais teorias e métodos o aplicativo se baseia?
A gente tem uma pesquisa profunda no campo da psicologia e usamos diversas escolas. Escolas de processamento de memória, cognitiva comportamental, psicanalítica, métodos de meditação, terapia comportamental dialética, terapia do esquema. Usamos em torno de vinte escolas.
O que nós fazemos? A gente usa o melhor de cada escola, onde elas se destacam, e criamos uma combinação dos melhores pontos de cada uma. Isso torna as séries mais interessantes, mais engajadoras e mais eficazes porque se alguém não responde muito bem à uma linha de abordagem, talvez responda bem à outra.
Existem parcerias com empresas?
As empresas que contratam o aplicativo o fornecem para os colaboradores como convênio ou benefício. Ele é usado por algumas organizações, entre elas a Mondelēz e Cabanello Advocacia.
O aplicativo substitui a terapia convencional?
Ele substitui no sentido de que ele tem uma eficácia semelhante à de uma boa terapia. Nós realizamos pesquisas com os usuários e eles têm dito que o resultado é tão bom quanto o de uma terapia tradicional.
Aproximadamente 40% dos usuários assinantes do app fazem terapia concomitantemente e relatam que o Cíngulo complementa o seu processo com um psicólogo. Uma sessão de terapia ocorre normalmente uma vez por semana e o Cíngulo pode ser usado todo dia. Além disso, muitas pessoas têm resistência em procurar um terapeuta e por isso fazem sua terapia apenas pelo Cíngulo.
A gente não briga com a terapia como um Uber faz com o táxi. A grande novidade é que hoje você pode fazer um tratamento psicológico profundo por um aplicativo.
Inclusive se uma pessoa tiver uma nota baixa na autoavaliação inicial do app, o Cíngulo a orienta a procurar um terapeuta para cuidar da sua saúde mental. (por Raul Galhardi)