Imagine a cena: um gestor do setor de terceirização quebra a cabeça para vencer a batalha contra um inimigo do dia a dia: a burocracia. Parece familiar? Ao ver seus líderes perderem horas de trabalho com papelada e entraves em processos que poderiam ser simples, ele encontra a solução na automatização.
Com o uso de uma ferramenta de assinatura eletrônica, fornecida pela unico, IDTech brasileira de soluções de proteção de identidade, ele consegue automatizar nove processos e aproveitar melhor seis colaboradores em funções estratégicas. Uma vitória importante, quando levamos em consideração que empresas no mundo todo chegam a perder 135 dias por ano lidando com burocracia.
A tendência dos procedimentos digitalizados, que se mostrou valiosa no início da pandemia, principalmente para os Recursos Humanos, deve ganhar ainda mais força com a retomada do trabalho presencial, que vê no modelo híbrido uma função ideal para empresas.
Foco total
Segundo dados da 2ª edição da pesquisa “Transformações na Gestão de Pessoas”, 97% das empresas que contrataram online durante a pandemia pretendem manter a digitalização dos processos. Um dos exemplos de que as soluções digitais vieram para ficar.
No início da pandemia, a unico viu sua ferramenta de assinatura eletrônica crescer exponencialmente. “Em um ano, saltamos de cinco mil documentos assinados para 500 mil. Hoje, já ultrapassamos a marca de dois milhões de documentos assinados. A nossa solução de admissão digital também teve um crescimento considerável: 155% quando comparado ao início da pandemia. Hoje, nossa ferramenta registra uma nova admissão a cada dois minutos”, destaca Filipe Bertocco, consultor da IDTech brasileira.
De acordo com o executivo, o feedback tem sido satisfatório. “Conseguimos automatizar um processo extremamente burocrático de ponta a ponta, fazendo com que a área de operações de RH seja mais estratégica e tenha tempo para focar em outras necessidades como métricas, mapeamento de processos e até gestão”.
Aprovado em casa
Ao ver sua equipe saltar de 180 para quase 700 colaboradores em pouco mais de um ano, a unico pode colocar à prova suas próprias ferramentas. “O processo de utilização do unico | people é bem simples, tanto para o RH quanto para o novo colaborador. Com ele, o nosso time responsável pelas admissões consegue deixar de se preocupar com a burocracia, focando no que realmente importa: as pessoas e os novos colaboradores”, conta Bertocco.
O consultor da unico destaca também que a modernização dos processos tem ligação direta com a motivação e o desenvolvimento dos colaboradores. “A tecnologia faz com que ele possa atuar de maneira mais estratégica com maior valor agregado”, reforça.
Bye, burocracia!
Ao antecipar um passo que, provavelmente, seria dado de forma gradual, as empresas chegam nesse novo momento de trabalho híbrido, preparadas para funcionar de maneira eficaz e rápida.
Além disso, o cenário não é apenas positivo para as equipes, mas também para o meio ambiente, já que a “papelada” está com os dias contados. “Com a ferramenta, evitamos realizar a impressão de pelo menos 10 mil folhas de papel”, revela Bertocco.