Em passos lentos, mas vigorosos, recuperação do mercado de estágios desponta em todo o país (segundo dados do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE), como medida para suprir demandas importantes por mão-de-obra qualificada nas empresas. Cenário aumenta também a disputa pelas vagas de estágio disponíveis em todos os setores, exigindo do candidato um esforço extra de preparação.
Para diferenciar-se e atender aos requisitos dos empregadores, os(as) futuros(as) estagiários(as) devem investir, para além dos conhecimentos técnicos de cada área, nas habilidades pessoais mais desejadas entre os empregadores – as chamadas soft skills. Site de vagas Indeed, listou, com base em seu banco de dados, as 6 qualidades em que candidatos a um estágio podem se concentrar nesse sentido, e sem medo de errar. Quem orienta o percurso entre as dicas e dá conselhos extra para ingressar no mercado de estágios é Felipe Calbucci, Diretor de Vendas do portal no Brasil. Acompanhe:
Adaptabilidade – A adaptabilidade pode envolver lidar com diferentes desafios em um ambiente de ritmo acelerado ou em constante mudança. Como os estágios podem incluir uma grande variedade de tarefas, é útil ser flexível e adaptável, que é estar disposto(a) a aprender novas tarefas ou tentar processos diferentes, sempre.
Gerenciamento do tempo – Habilidades de gerenciamento de tempo auxiliam no cumprimento de prazos. Administrar o tempo de forma eficaz cria confiança junto ao supervisor. Criar um cronograma diário e atribuir horários específicos para completar as tarefas pode ajudar a construir essas habilidades.
Pensamento crítico – Pensar criticamente pode ajudar a completar tarefas, enfrentar desafios e melhorar habilidades para solucionar problemas, outro ponto forte que muitos empregadores valorizam. É possível melhorar as habilidades de pensamento crítico avaliando cuidadosamente diferentes obstáculos e desenhando diferentes cenários de superação.
“Se estiver com um problema ou desafio pela frente, anote tudo o que você sabe sobre o assunto e algumas soluções potenciais, depois avalie os resultados prováveis de cada solução”, explica Calbucci.
Liderança – “Vale lembrar que mesmo não tendo grandes responsabilidades, é válido e importante demonstrar qualidades de liderança e demonstrar confiança ao aceitar novas responsabilidades que sejam uma evolução natural do percurso do(a) estagiário(a) na empresa”, lembra, ainda, o executivo.
Autodisciplina – A autodisciplina é a capacidade de trabalhar sem muita supervisão. Ser autodisciplinado pode pressupor um forte senso de ética no trabalho e requer o estabelecimento de metas e expectativas claras para si e para o trabalho. Crie também uma lista de passo a passo para atingir cada meta.
Habilidades interpessoais – As habilidades interpessoais incluem ouvir e entender os outros, mostrar respeito e autoconsciência e reagir com empatia e paciência. Também inclui estar receptivo ao feedback, o que é realmente importante para um estagiário, e fazer um esforço consciente para melhorar nas áreas em que atua. “Com habilidades interpessoais, você também pode se comunicar bem com os outros, outra habilidade essencial procurada pelos empregadores e que torna o candidato muito mais atrativo para uma posição de estágio”, conclui Calbucci.
Cuidado extra
Calbucci orienta sobre possíveis dificuldades a serem enfrentadas por estagiários(as) e trainees como, por exemplo, o risco de se tornarem substitutos imediatos e menos onerosos de mão-de-obra mais experiente
“É uma prática comum ter um documento com cláusulas que especifiquem ou esclareçam as atividades que serão desenvolvidas”, lembra o executivo. “O estagiário deve prestar muita atenção no momento da contratação, bem como fazer perguntas ao recrutador para melhor identificar suas tarefas, responsabilidades e obrigações. Ao fazer isto, há uma melhor chance para o estagiário identificar em que vai consistir o seu papel”, aconselha.
Ainda que demonstre evolução e habilidades de liderança, “se o estagiário perceber que não está sendo orientado corretamente e que está sendo responsabilizado por algo que não corresponde à sua posição, é preciso tentar um diálogo franco com sua gerência ou mesmo com o RH da empresa”, destaca o Diretor de Vendas do Indeed. “O estagiário pode e deve questionar comportamentos na empresa e sugerir ideias para melhorar o ambiente.”
As empresas precisam prestar muita atenção às suas práticas de gestão e entender que contratar estagiários é uma oportunidade para treinar e qualificar sua força de trabalho, entende Calbucci.
“Do lado da empresa, os gerentes precisam ter em mente que estagiários são profissionais em formação e estão lá principalmente para aprender. Estagiários não recebem a mesma remuneração que funcionários efetivos e não têm a mesma experiência, portanto, não devem receber as mesmas responsabilidades”, pontua o executivo.
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