O conceito de segurança psicológica em um ambiente organizacional foi cunhado pela Dra. Amy Edmondson, professora da Escola de Negócios de Harvard, especialista em culturas de grupos e acadêmica de liderança, formação de equipes e aprendizado organizacional. Interessada em pesquisar sobre como as equipes lidavam com erros, em meados dos anos 90, a acadêmica norte-americana escolheu o ambiente hospitalar para iniciar sua pesquisa por se tratar de um ambiente desafiador, altamente técnico e onde os erros podem, muitas vezes, ser fatais.
Observando o funcionamento das equipes, ela esbarrou na Segurança Psicológica como principal elemento do aprendizado, da inovação e da alta performance dos times. Segundo a professora de Harvard, Segurança Psicológica é a crença compartilhada pelos membros de um time de que o time é, em si, um ambiente seguro para se tomar riscos interpessoais.
No ambiente de trabalho, em diferentes áreas, em times psicologicamente seguros, as pessoas assumem riscos essenciais que podem levar o rumo de uma decisão para outro caminho como, por exemplo, divergir de uma ideia, dialogar sobre temas sensíveis, contribuir com pontos de vistas diferentes sem medo de ser julgado, humilhado ou de sofrer qualquer tipo de retaliação. E, quando isso acontece, o time é capaz de aprender junto, incluindo todos os pontos de vista para arriscar mais, tomar as melhores decisões de forma mais ágil e inteligente, melhorando o seu desempenho e, consequentemente, o nível de colaboração e engajamento.
Segurança psicológica é o meio e não o fim. É o funcionamento e não o resultado. É o ingrediente essencial para que times aprendam e performem melhor juntos. Esse conceito levantou o interesse da Google que em 2012, numa iniciativa chamada Projeto Aristóteles, estudando suas equipes internas com o objetivo de descobrir o que fazia alguns times terem melhor performance do que outros, considerando que faziam parte de uma mesma cultura organizacional.
O Projeto Aristóteles reuniu e cruzou centenas de dados e concluiu algo revelador para os executivos da empresa (e, posteriormente, para o mercado): as melhores equipes não tinham como padrão a combinação dos melhores talentos individuais trabalhando juntos. Não era o fator “quem” que fazia a diferença. O segredo estava em como o time interagia e trabalhava junto.
Neste projeto, a Google revelou cinco padrões essenciais presentes nos times, sendo o primeiro a Segurança psicológica, onde os membros da equipe sentem-se seguros em arriscar e serem vulneráveis na frente de seus colegas. Depois a Confiabilidade, quando as pessoas entregam suas tarefas no prazo e atendem um padrão de excelência esperado. A Estrutura e clareza funciona quando os membros da equipe possuem papéis, planos e metas claras. O Significado do trabalho é quando o próprio trabalho, é pessoalmente significativo para os membros da equipe e no Impacto do trabalho, os membros da equipe percebem que seu trabalho importa e gera mudanças.
Ainda nesse estudo, o Google revela ainda que o padrão mais relevante relacionado à performance dos times é o nível da Segurança Psicológica existente. Sem ele, times não alcançam a alta performance.
A segurança psicológica acabou ganhando mais holofotes e atenção após uma publicação em 2016 do jornal “New York Times”. Após a Google, outras empresas e universidades realizaram estudos que validam a teoria original da Dra. Amy Edmondson.
Desenvolver a Segurança Psicológica
Desenvolver a segurança psicológica é um processo complexo que requer um novo modelo de trabalho, uma nova dinâmica e uma nova prática do time. Simplificar esse conceito é um risco e tratá-lo como ações de saúde e bem-estar, é um erro.
A segurança psicológica acontece dentro do time e está na potência desse time, portanto, é responsabilidade de todos os integrantes fazer isso acontecer. O compromisso diário com isso é que vai fazer a diferença na qualidade das relações e dos resultados a serem entregues.
É preciso que os membros do time determinem o trabalho a partir de uma perspectiva de aprendizado ao invés de simplesmente execução de uma tarefa. Criar um espaço de aprendizado permite que todos cometam erros e aprendam com eles, o que é fundamental para uma atmosfera de alta segurança psicológica. Os membros da equipe precisam reconhecer que todos são passíveis ao erro e falar sobre eles. Em times psicologicamente seguros, o medo do silêncio é maior do que o medo da fala. Em terceiro lugar, todos os membros precisam manter um alto grau de curiosidade e se colocar num lugar de que não sabem tudo.
Empresas que querem se manter competitivas e relevantes no mercado, precisarão encontrar novas formas de fazer negócio. Criar ambientes psicologicamente seguros será essencial para alavancar o desenvolvimento e a performance dos seus times e alcançar resultados de maneira sustentável. Trazer o componente psicológico para o negócio é um processo complexo, bastante desafiador e longo, porém necessário.