Mercado de Trabalho

Projeto de Lei da transparência salarial em anúncios de vagas tem adesão de profissionais

Proposta está em análise na Câmara dos Deputados e estipula multa de até cinco salários mínimos caso divulgação não ocorra

Projeto de Lei ( PL 1149/22) em trâmite na Câmara dos Deputados, que diz respeito à divulgação dos salários nos anúncios de vagas de trabalho, tem adesão de 92% dos profissionais, segundo pesquisa do site Empregos.com.br. Se aprovada a regra, seu descumprimento deve gerar multa de até cinco salários mínimos para as empresas.

Ainda em tramitação, a proposta está em análise na Câmara dos Deputados. Apenas cerca de 8% dos profissionais não vêem diferença ou não se importam sobre a remuneração ser divulgada como propõe o PL. O levantamento ouviu 10.593 trabalhadores.

“Uma companhia pode buscar trabalhadores que estejam alinhados aos seus interesses, cultura e estratégias, e não apenas ao valor do salário”, entende Leonardo Casartelli, diretor-geral do Empregos.com.br. A divulgação antecipada ou não da faixa salarial tem relação com a política interna da companhia, compreende o especialista.

Segundo Casartelli, tema é delicado – afeta desde a relação da empresa com os colaboradores já estabelecidos, com salários defasados, até a relação com o mercado. As políticas de RH podem ficar expostas para a concorrência, acredita o executivo. Ao mesmo tempo que pode melhorar o alcance dos anúncios, por outro lado, o valor divulgado pode espantar talentos. “Em muitos casos, as empresas estão dispostas a pagar um valor mais alto do que o previsto no anúncio”, lembra o diretor-geral do site.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail