O Relatório de Tendências Globais de Capital Humano 2023 da Deloitte, realizado com 10 mil profissionais de RH, mostra que 59% dos entrevistados acreditam que se concentrarão nas transformações organizacionais, reimaginando estratégias, nos próximos 2 a 4 anos.
Ainda segundo o levantamento, outros desafios (ou oportunidades, a depender da leitura que se faz desta informação) estarão na mira destes gestores: a extinção de cargos e os limites de funções, o emprego de tecnologia para impactar o potencial humano e o redesenho do local de trabalho, com olhar para o metaverso e outras opções virtuais.
Nesse cenário, parceiros ágeis e expertise que se soma à cultura interna podem ser essenciais. “Aqueles que são parceiros de sua força de trabalho e experimentam o que é possível, serão capazes de criar modelos de trabalho sustentáveis, tornando o trabalho melhor para as pessoas e as pessoas melhores para o trabalho”, enfatiza o relatório.
De olho nesse contexto, representantes de marcas consideradas as melhores parceiras ou fornecedoras para o ecossistema de capital humano, segundo resultados da Pesquisa Melhor RH The Best Brands, promovida pela Plataforma Melhor RH e pelo CECOM – Centro de Estudos da Comunicação, comentam obstáculos e soluções encontrados para acompanhar o setor e auxiliar em seus resultados.
Além dos pontos destacados no levantamento da Deloitte, Adriano Moura, Diretor Comercial na LG lugar de gente, um dos destaques na Melhor RH The Best Brands, acrescenta aos desafios as perspectivas trazidas pela atenção cada vez maior à responsabilidade socioambiental e à governança da empresa.
“A área de Gestão de Pessoas enfrenta desafios complexos. À medida que novas tendências, como inteligência artificial, ESG e modelos flexíveis de trabalho ganham destaque, é fundamental acompanharmos esse movimento, entendendo as necessidades de cada cliente e fornecendo soluções que atendam essas demandas”, entende o executivo, sobre a necessidade de um olhar sinérgico não só às perspectivas trazidas pelos gestores de RH, mas também pelo time.
“Em 2023, a LG passa a contar com mais de 25 soluções na Suíte Gen.te. Soluções inovadoras, totalmente integradas e em nuvem, centralizando as mais diversas necessidades da gestão do capital humano e oferecendo uma melhor experiência para o colaborador”, conta o executivo.
Já Alexandre Leite Lopes, CEO da Jobcenter, outro destaque na Pesquisa, vê a necessidade de agilizar e tornar cada vez mais qualificados os processos de recrutamento e seleção (R&S), também com atenção à necessidade de conectar-se às estratégias ESG das empresas.
“Acreditamos que atualmente os desafios mais comuns ao setor de R&S estejam relacionados à diversidade e inclusão. É necessária uma grande atenção para eliminar todo e qualquer tipo de preconceito e discriminação nos processos seletivos”, observa Lopes. “Os departamentos de R&S devem estar comprometidos com as atitudes afirmativas em todas as etapas do processo, servindo como ponto de multiplicação para outras áreas, difundindo as vantagens estratégicas que a diversidade traz”, enfatiza, sobre um trabalho que qualquer parceiro nesta atividade deve encampar junto a seus clientes RHs.
Outro olhar de Lopes está na agilidade e na eficácia dos processos de R&S. “Com o apoio da tecnologia e das ferramentas mais atuais disponíveis no mercado, buscamos sempre atender nossos clientes da forma mais assertiva e ágil possível. Procuramos reduzir o tempo despendido principalmente nas etapas iniciais para concentrar e possuir mais tempo nas fases mais estratégicas do processo. Dessa forma, procuramos assegurar a entrega mais rápida de candidatos mais alinhados ao perfil da vaga e da cultura de nossos clientes.”
A companhia revela estar atualmente trabalhando para implantar as mais modernas ferramentas de gestão e comunicação para agilizar e facilitar ainda mais o canal entre a empresa, clientes, fornecedores e colaboradores. “Um primeiro resultado deste trabalho será apresentado em breve ao mercado, ainda neste ano. Estamos para lançar uma nova plataforma que irá propiciar aos nossos clientes uma visão mais ampla em tempo real de todos os nossos processos. Outra ferramenta, prevista para lançarmos no início do próximo ano, será uma forma de comunicação mais moderna e ágil com todos os envolvidos em nossa cadeia de processos”, conta Lopes.
Veja também: Segundo relatório da Catho, um dos destaques na Pesquisa Melhor RH – The Best Brands, reter talentos é desafio que merecerá atenção nos próximos anos
Benefícios
O setor de benefícios é um dos que mais impacta a atração e retenção de talentos. De acordo com a pesquisa “Benefícios 2023”, conduzida pela Robert Half, eles são parte importante da escolha do candidato por uma empresa. Entre os dez benefícios mais valorizados pelos colaboradores, segundo o estudo, estão aqueles que envolvem saúde, alimentação e transporte.
“No VT [vale transporte], onde há uma enorme complexidade operacional, precisamos ser ágeis e precisos pois do contrário, haverá um grupo de colaboradores que não irão cumprir sua jornada, pela falta do VT , costumo dizer que o Vale Transporte não pode ser gerido por uma empresa amadora, aqui a questão é estratégica, a má prestação do serviço pode impactar no cash flow e até no balanço das companhias”, entende Wilson Carvalho, Diretor Comercial da RB, outro destaque na iniciativa, sobre a necessidade de parceria estratégica para este segmento junto aos RHs.
Para além da gestão de excelência do benefício, em prol dos colaboradores, nesta parceria com os RHs, “os desafios que temos, falando dos benefícios dos Vales – alimentação, refeição e o vale transporte, nosso ‘core’ – estão em entregar genuinamente ‘valor agregado’, impactar e encantar diariamente nossos interlocutores nos RHs, com uma prestação de serviços surpreendente sob todos os aspectos”, entende Carvalho.
“Ao longo dos anos os departamentos de RH foram enxugando e a única coisa que ele não precisa é de um prestador de serviços que não cumpra sua obrigação e ao invés de ajudar e apoiar, atrapalhe com uma má prestação de serviço; aqui falamos de um conjunto de ações e atitudes, como: presteza, gentileza, agilidade, precisão, resolução, empatia, flexibilidade, paciência, etc.”
Realidade 4.0
Excelência no atendimento ao ecossistema de Capital Humano “é ouvir o que o cliente realmente precisa, ver o que o mercado de TI tem como inovação”, entende Michelle Grecco Rolli, Diretora de Operações de Suporte e Customer Success da TOTVS, empresa destaque na Melhor RH -The Best Brands, certa de que a digitalização do RH é parte importante de seu sucesso e também dos resultados das equipes nas empresas, no atual contexto de agilidade e estratégia requeridos ao setor.
“Um contexto do mundo do trabalho 4.0, em tecnologias novas, disruptivas”, lembra Ney Myiahira, consultor, da Growth Consultoria, sobre a escuta atenta e o olho na inovação, demandas do momento. Sobre o atendimento ao setor, em si, “o desafio é sempre maior nesse novo contexto, mas vale a premissa de longo prazo – uma parceria horizontal entre consultoria e cliente”, destaca o executivo.
Para Myiahira, quando o consultor de RH é acionado por uma organização, “ele não deve se colocar nem acima do cliente, nem abaixo, mas trazer inputs técnicos para o cliente, que traz toda a vivência, e aí, em conjunto, se constrói uma solução”.
Fabio Battaglia, Managing Director da Randstad, lembrou a demanda crescente por talentos cada vez mais qualificados nesse cenário, com o advento da inteligência artificial. “Acho que tem aí uma grande importância de o setor privado formar essas pessoas, unir forças ao setor público para que a gente tenha profissionais cada vez mais prontos para o que o mercado já está exigindo e que vai ser uma demanda crescente, olhando para o futuro”, entende o executivo.
Esforço com o qual concorda a executiva Paula Albertina Esteves, Sócia e Co-CEO da Cia de Talentos. “Nós temos que entregar as melhores soluções para que apoiem e ajudem a potencializar as pessoas, que são a força de trabalho, hoje, da organização, e prepará las para o futuro”, comenta a executiva.
Nem o setor de saúde escapa: “Para nós deste segmento, um dos pontos mais desafiadores é a gente oferecer aos RHs qualidade, agilidade, inovação e capilaridade, uma vez que a gente está falando da vida, da saúde e do bem-estar dos colaboradores”, enfatiza Aline Salazar, Gerente de Gestão e Saúde, da Unimed Brasil.
Isso, claro, além de “uma rede qualificada, serviços à disposição da nossa clientela – a gente faz isso com um time muito dedicado, uma cultura empresarial, forte, voltada à qualidade – acho que isso faz toda a diferença”, entende, por sua vez, Flavio Bitter Diretor-gerente da Bradesco Saúde.
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Sobre a Pesquisa Melhor RH – The Best Brands
A iniciativa busca identificar, reconhecer e premiar as marcas proeminentes no universo de recursos humanos, que auxiliam os RHs em suas atividades core e, como consequência, participam da transformação positiva das organizações. Considera a opinião dos profissionais de RH na seleção das marcas mais relevantes, valorizando a expertise e a experiência desses especialistas e trazendo uma dimensão especial à premiação, uma vez que são eles que lidam diariamente com os desafios e demandas do setor de capital humano, compreendendo melhor suas necessidades e expectativas com relação aos seus fornecedores de produtos e serviços.
Três empresas em cada uma das 20 categorias estabelecidas na primeira edição da pesquisa receberam troféus, e um evento realizado em outubro, no Teatro CIEE, em São Paulo, que revelou o destaque Top 3 em cada uma delas (veja lista das destacadas e premiadas).
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