Gestão de pessoas

Retenção de talentos requer também um bom recrutamento

Catho está atenta aos desafios do RH: pesquisa anual da empresa mostra preocupação do setor em manter colaboradores e capacitar lideranças

de Redação em 7 de dezembro de 2023
Olivier Le Moal, via iStockPhoto.com

Entre as marcas que servem com excelência o RH, destaque na Pesquisa Melhor RH – The Best Brands, a Catho é uma das maiores plataformas de recrutamento do País, conectando candidatos a mais de 360 mil vagas e empresas todos os meses. Como receita para o melhor atendimento ao setor, realiza o mapeamento constante dos desafios do ecossistema de capital humano e observa que muitos deles passam por um bom recrutamento, incluindo uma das principais preocupações verificadas em sua pesquisa anual de tendências: a retenção de talentos. Outra preocupação que passa por essa etapa é diversificar o time.

Christiana Mello, Chief Growth Officer da Catho, e Marcio Cardial, publisher da Plataforma Melhor RH: Alinhamento ao mercado resultou em destaque na Pesquisa

Quem comenta os temas é Christiana Mello, Chief Growth Officer da companhia, em um cenário no qual muitas organizações engatinham para estabelecer modelos de trabalho no pós-pandemia, além de revisarem seus valores e cultura em função das novas demandas e dinâmicas impostas pela sociedade.

Segundo Christiana, “fundamental é correr o risco de começar”, ela enfatiza, sobre os processos necessários para diversificar, incluir e estabelecer uma cultura de engajamento nesse contexto. Assim como a própria Catho começou, por pequenas iniciativas, até se estabelecer em diversos rankings Great Place to Work (GPTW), como GPTW Barueri e Região, GPTW Tech, GPTW Woman (pesquisa e selo que destacam empresas com as melhores práticas de pessoas pelo Brasil, regionais e por área econômica ou de gestão).

Para Christiana, tudo passa por um bom processo de seleção, que ofereça o fit cultural, o acolhimento e a transparência necessários, para que, com o apoio das lideranças, depois, esse colaborador seja integrado na empresa e na cultura organizacional.

A Catho, ela assegura, está alinhada ao mercado para auxiliar nessa trajetória, ao que ela credita o destaque como uma das marcas mais queridas pelos RHs.

Preocupações mantidas

A executiva menciona o Guia de Tendências da Catho, que aponta a retenção de talentos como um desafio que se mantém no setor ao longo dos anos.

Na edição mais recente, 64,44% dos profissionais entrevistados viram como um grande impasses essa demanda, enquanto 60,33% encaram a retenção como uma das principais dificuldades para os próximos anos. O relatório sinaliza este movimento como um reflexo do mercado se aquecendo no pós-pandemia, mas destaca que a competitividade entre empresas na disputa pelos talentos tende a crescer, sendo necessário agir de forma estratégica para definir os critérios que fazem com que profissionais qualificados se interessem por uma determinada vaga. Isso, além de estabelecer práticas que determinem a satisfação dos colaboradores com a organização.

Ainda no Guia, dados apontam preocupação do setor em manter representados na empresa os diversos grupos sociais, processo considerado desafiador por 37,21% dos convidados à pesquisa.

Outro levantamento recente da Catho também destaca a questão da diversidade e da inclusão, com números importantes para o público com deficiência e para o trabalho dos grupos de afinidade para temas desta população nas empresas. A entrevista realizada com 466 pessoas com deficiência, parte da base de cadastros na companhia, apontou que 61% nunca receberam promoção no emprego. Ao mesmo tempo, 49% afirmam já ter sofrido preconceito no ambiente de trabalho, principalmente de colegas de equipe e gestores.

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Sobre a Pesquisa Melhor RH – The Best Brands

A Iniciativa, promovida pela Plataforma Melhor RH, busca identificar, reconhecer e premiar as marcas proeminentes no universo de recursos humanos, que auxiliam os RHs em suas atividades core e, como consequência, participam da transformação positiva das organizações. Considera a opinião dos profissionais de RH na seleção das marcas mais relevantes, valorizando expertise e a experiência desses especialistas e trazendo uma dimensão especial à premiação, uma vez que são eles que lidam diariamente com os desafios e demandas do setor de capital humano, compreendendo melhor suas necessidades e expectativas com relação aos seus fornecedores de produtos e serviços.
Três empresas em cada uma das 20 categorias estabelecidas na primeira edição da pesquisa receberam troféus, e um evento realizado em outubro, no Teatro CIEE, em São Paulo, revelou o destaque Top 3 em cada uma delas (veja lista das destacadas e premiadas). 

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