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De saída: três passos para uma fase de desligamento tranquila e proveitosa para os negócios

Gerenciar as saídas de funcionários de forma eficaz é crucial para manter uma experiência positiva para os colaboradores e garantir o bom funcionamento da empresa

de Nadia Alaee em 17 de julho de 2024
Drazen Zigic, via Freepik.com

A experiência do colaborador é, sem dúvida, um dos aspectos mais importantes de qualquer empresa e pode parecer um dos mais difíceis de lidar, em alguns momentos. Os times de recursos humanos são os principais responsáveis por garantir a satisfação de todos em todas as áreas, e isso abrange toda a jornada profissional dentro da empresa: da integração até sua saída.

As opiniões mais sinceras sobre um negócio vêm de profissionais que estão de saída de suas posições, como se pode imaginar. Por isso, entrevistas de desligamento são fundamentais para o sucesso de uma empresa: os comentários diretos e honestos que são compartilhados nesses momentos têm um valor inestimável, e ajudam os profissionais de RH a encontrarem maneiras de ajustar a forma como as operações avançam e evoluem.

Porém, entrevistas de desligamento não são a única forma de tornar produtiva a saída de um profissional da empresa. Aqui estão as minhas principais dicas para que equipes de gestão de pessoas aproveitem os últimos momentos de um funcionário para melhorar o relacionamento com àqueles que ficam.

  1. Fluxo de trabalho

Fluxos de trabalho simplificados são essenciais para todas as empresas; são a chave para aumentar a produtividade e a eficiência de todos os membros da equipe. No entanto, muitas vezes, eles são negligenciados na hora de desligar um colaborador, causando desajustes internos.

Remover o colaborador que está saindo dos fluxos de trabalho estabelecidos com antecedência e identificar um substituto para cobrir suas funções, com treinamentos prévios, significa que as equipes estão sempre à frente e preparadas para o sucesso. A carga de trabalho e as responsabilidades dos membros que estão saindo podem afetar os funcionários atuais, portanto, essa transição permite ter um plano de ação proativo.

  1. Anúncios públicos

Antes de atualizar o site da empresa e informar clientes e contatos externos, toda a equipe interna deve ser comunicada de que um funcionário não trabalhará mais na empresa. É normal que os membros mais antigos da equipe fiquem sabendo da notícia antes; no entanto, todos devem ser informados, especialmente aqueles diretamente afetados.

Assim que esse anúncio for feito, pode-se começar a planejar como conectar o funcionário que está saindo com seu substituto para garantir uma transição tranquila.

Utilizar plataformas como o LinkedIn e anunciar formalmente as novas contratações, especialmente aquelas com histórico ou realizações notáveis, é altamente recomendável. Compartilhar essas publicações demonstra o crescimento da empresa e sua capacidade de atrair os melhores talentos. Além disso, elas permitem impulsionar estrategicamente o conhecimento da marca em um nível profissional, o que leva ao crescimento potencial dos negócios e a uma presença mais substancial no setor.

  1. Transferência de conhecimento

Os funcionários que estão saindo geralmente possuem conhecimentos valiosos sobre suas funções, tarefas e processos. O processo de integração pode ser desafiador, por isso é uma boa ideia que toda a transferência de conhecimento seja documentada. Os novos funcionários podem consultar os processos e instruções documentados, o que reduz o tempo necessário para treinamento e diminui a probabilidade de erros. Isso beneficia toda a equipe e minimiza as interrupções. Em última análise, isso ajuda a garantir uma transição tranquila.

O segredo do sucesso

Gerenciar as saídas de funcionários de forma eficaz é crucial para manter uma experiência positiva para os colaboradores e garantir o bom funcionamento da empresa. Em todos os momentos de uma contratação, do início ao fim, é preciso pensar também nas equipes que serão impactadas diretamente pela entrada ou saída de um membro.

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Nadia Alaee

Diretora de Pessoas na Deel.