Em um cenário de crescente conectividade e digitalização, o RH precisa inovar continuamente e o uso de tecnologias avançadas é um dos principais pilares desse processo. A implementação destas soluções na gestão de RH na indústria não é mais uma escolha, mas uma necessidade, que traz eficiência, precisão e agilidade para os processos de gestão de pessoas.
Essa é uma tendência comprovada por uma pesquisa realizada pela Think Work, plataforma de conhecimento sobre gestão de pessoas, em que mostra que os RHs gastam, em média, 16,9 horas por semana com tarefas burocráticas e que, após adotar ferramentas digitais, houve uma redução do tempo nas tarefas manuais com essa implementação para 61% dos profissionais da área.
Avanços no desenvolvimento humano
Na jornada de evolução digital da área de Pessoas da Gerdau, temos dois drivers – eficiência e uso de dados para tornar mais assertivas as tomadas de decisão. Com essa visão, tivemos grandes avanços ao implementar uma ferramenta única que consolida e dá visibilidade a todas as informações de carreira, aspirações e planos de desenvolvimento das lideranças, conectadas aos mapas de sucessão de posições em todos os países onde atuamos.
Isso traz autonomia para cada profissional atualizar seus dados a qualquer momento e fornece informações em tempo real para as áreas de desenvolvimento tomarem decisões baseadas nas necessidades reais das equipes. Conseguimos ter clareza das áreas com maior fragilidade nos seus mapas de sucessão e planejamos ações precisas para cada uma delas. Essas informações também facilitam e agilizam os processos de recrutamento interno e discussões de sucessão, inclusive fomentando transferências de talentos entre as regiões onde atuamos ou entre áreas da organização.
Tecnologia no RH
Em 2025, passamos a utilizar inteligência artificial para apoiar as lideranças na gestão salarial dos seus times. A IA analisa diversos dados como performance, posicionamento nas diversas faixas salariais, maturidade na posição, equilíbrio com pares e sugere o reajuste salarial adequado para cada colaboradora e colaborador. Esta ação permitiu um melhor uso dos recursos da empresa, garantindo distribuição adequada e meritocrática, além de trazer mais facilidade às análises dos líderes. Ao mesmo tempo, coloca à disposição do líder elementos importantes que devem ser tratados nas conversas com cada pessoa da sua equipe, trazendo mais transparência para as práticas de remuneração e avaliação de performance.
Além dessas mudanças, a companhia também tem evoluído no uso de chatbots para atendimento aos colaboradores. A Gê é um robô que responde a dúvidas dos colaboradores, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ao adotar essa tecnologia, o RH proporciona atendimento mais rápido e preciso, e, assim, traz efetividade na resolução das demandas dos colaboradores. A Gê está aprendendo e evoluindo dia a dia, ampliando sua capacidade de respostas a diferentes temas. É um processo contínuo de evolução, tornando a Gê cada vez mais eficaz e facilitando a rotina de líderes e equipes.
Ao implementar esses avanços para otimizar os processos operacionais cotidianos, a equipe de Pessoas consegue estar mais disponível e próxima dos times para apoiá-los em decisões estratégicas, em alavancas de performance, no desenvolvimento e bem-estar das equipes. A combinação mostra que a integração entre digitalização e humanização não só é possível, mas necessária para impulsionar o impacto positivo das equipes de Pessoas nas organizações.