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Seja honesto consigo mesmo, tenha alguém em quem se espelhar e renove seus conhecimentos. Essas são algumas dicas do coach norte-americano Paul Dinsmore para líderes que querem continuar na vanguarda de suas funções. Para Dinsmore, após alcançar cargos de liderança, os executivos precisam se preparar para mantê-los. “Líderes também precisam ser treinados e assistidos, inclusive para poder formar seus sucessores”, afirma. A análise é ainda mais robusta se levarmos em conta o crescente número de líderes com menos de 30 anos. Para não errar no ponto e manter o comando, o coach sugere que os novos líderes sigam alguns passos rumo ao sucesso:
1º passo – Estude, estude e estude
“O bom líder nunca deve parar de estudar. Cursos de MBA e especialização não apenas no segmento de expertise, mas também em áreas mais amplas, como gestão de pessoas, por exemplo, são um dever e fundamentais para formação de uma boa liderança.”
2º passo – Conhecer a si mesmo (e ser honesto com essa autoavaliação)
Saber como é o próprio perfil é fundamental. O bom líder precisa conhecer os próprios gostos, afinidades e qualidades, mas, acima de tudo, os próprios defeitos. Esse autoconhecimento é fundamental para que as decisões tomadas sejam cada vez mais maduras.
3º passo – Dê o exemplo
“Todo líder deve dar o exemplo, pois é por meio dele que sua liderança será exercida”, afirma Dinsmore. Manter-se presente, cumprir horário e ser coerente nas decisões farão com que os colaboradores enxerguem seus líderes como exemplos a serem seguidos.
#L# 4º passo – Eleja um mentor
A orientação de um profissional experiente pode ser determinante no processo de aperfeiçoamento. “Eleja um mentor ou um coach para auxiliar em questões técnicas, como gestão de recursos e planejamento, e comportamentais. A troca de experiências entre líderes é muito importante para o amadurecimento profissional.”
5º passo – Autogestão
Um líder precisa saber qual caminho está seguindo e aonde quer chegar. Por isso, é importante traçar metodologias e estratégias para a própria carreira. Só assim poderá saber o que quer e auxiliar na formação de sucessores e novos talentos. Para isso, contar com ajuda profissional é de extrema importância.
EDUCAÇÃO
Mais investimentos
Nova sede da Veler: economia de 3 milhões de reais |
Os colaboradores da Vale tiveram uma boa notícia no começo deste ano. A instituição inaugurou um novo espaço de sua universidade corporativa, a Valer. Um andar inteiro do Edifício Barão de Mauá, que fica no centro do Rio de Janeiro e tem projeto original de Oscar Niemeyer, será dedicado à formação dos colaboradores da mineradora. O ambiente possui cinco salas de treinamento, um auditório para 150 pessoas e uma biblioteca com quase 13 mil volumes. “Só em 2013 oferecemos 240 mil horas de treinamento para líderes no Brasil e 15 mil horas na unidade do Rio de Janeiro”, explica a gerente de educação e desenvolvimento de pessoas, Desiê Ribeiro. “Com essa mudança, levamos a Valer para ainda mais perto dos empregados.” Antes de se mudar para a sede da empresa, a Valer ocupava um andar de um edifício próximo. A novidade representa uma economia de mais de 3 milhões de reais por ano
de aluguel.