Gestão

Cinco passos para fazer da sua empresa uma Seleção campeã

de Hays em 25 de junho de 2014

Com as comemorações da Copa do Mundo, exemplos de liderança, ações estratégicas e trabalho em equipe, servem de modelo para a aplicação de novas práticas nas organizações. A empresa HAYS, baseada nesses preceitos, traz cinco dicas para transformar equipes em seleções campeãs.

1. Técnica certa pode ajudar a ganhar a partida
A importância do técnico é indiscutível para o sucesso de qualquer seleção e em uma empresa isso não é diferente. Cada vez mais as corporações buscam profissionais com habilidade para planejar e pensar de maneira estratégica. Além disso, ter um perfil de liderança faz toda a diferença. Este papel normalmente é desempenhado por CEOs e líderes das organizações focando a estratégia em pessoas e resultados. São eles os responsáveis pela técnica de “jogo”: ouvir ideias e definir quais são as mais interessantes para o momento da empresa, fazendo os ajustes de cada jogada quando necessário.

2. Ter uma zaga estratégica faz muita diferença
No futebol, ter uma defesa estruturada aumenta a vantagem competitiva no jogo. No dia-a-dia corporativo, quem faz esse papel são as equipes de suporte, administrativa, jurídica, de tecnologia da informação, contabilidade, entre outras. É importante ter profissionais estratégicos cuidando para que os procedimentos internos e relacionados aos clientes sejam atendidos com maior agilidade e nada passe despercebido em um contrato, por exemplo. Esse time de profissionais é responsável por evitar ‘surpresas’ no dia a dia operacional e por manter a casa “em ordem” para que as outras posições possam “movimentar-se” sem preocupações.

3. Se o meio de campo está em sintonia, o time parte para o ataque
O mundo corporativo, muitas vezes, exige dos profissionais, jogo de cintura para driblar situações inesperadas. Criatividade, habilidade para gerir pessoas e disciplina para colocar em prática as estratégias são pontos cruciais para o sucesso e, exigem muito de áreas como Marketing, RH, Inteligência de Mercado, P&D, etc. Responsáveis pelo “meio de campo” no mundo corporativo, esses departamentos “armam” o jogo, visualizam tendências, aproveitam as oportunidades e passam a bola para o ataque. Algumas organizações trabalham em esquema de BUs ou Business Units (unidades de negócio), para garantir que membros de diferentes áreas trabalhem alinhados para fazer a “bola rolar”. Isso garante base para que a estratégia chegue ao fim e os resultados sejam atingidos.

4. Todo time tem que ter bons atacantes
Finalizar um processo da forma adequada é o que garante resultados sólidos. Ter uma “linha de frente” preparada para lidar com os stakeholders e enxergar vários cenários em mercados cada vez mais competitivos, pode aumentar essa assertividade. Além disso, os “atacantes” corporativos – papel muitas vezes desempenhado pelas áreas de venda –, jogam nas posições frente a frente com os clientes e finalizam as vendas para somar ao gol do time todo.

5. Hora de comemorar o gol
Nada é mais gratificante do que comemorar uma estratégia que deu certo. Os gols corporativos também precisam ser celebrados. Essa prática estimula a equipe ao, por exemplo, compartilhar as metas alcançadas periódica ou anualmente. Um bônus, um jantar em equipe, um brinde coletivo. Seja o que for, o importante é mostrar para o time que o esforço de todos surtiu efeito. Vale, ainda, apresentar o case, mostrar como a estratégia foi colocada em prática, celebrando e compartilhando as melhores práticas. Após a comemoração, hora de partir para novos desafios!

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