Levantamento exclusivo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) mostra que as empresas brasileiras estão preocupadas com o que as pessoas estão falando sobre elas nas mídias sociais. Aproximadamente 69% dos entrevistados afirmam que utilizam ferramentas de análises e mensuração para compreender o que estão dizendo em relação à marca, produto ou serviço.
Dentre as atividades de acompanhamento mais utilizadas, destacam-se com 61,8% o monitoramento de espaços corporativos em redes digitais, com 41,2% a integração desse monitoramento com soluções de marketing e com 38,2% a análise do sentimento do cliente. A pesquisa revela, ainda, que para os próximos anos a expectativa muda um pouco.
A avaliação do sentimento do cliente em relação à marca, produto ou serviço promete liderar a lista com 52,9% das respostas. Quando questionados sobre a preocupação com os riscos de exposição negativa da corporação nas redes sociais digitais, 64% das empresas entrevistadas têm esse receio, mas acreditam que eles podem ser diminuídos ou evitados. Danos à reputação da marca e a divulgação de informações estratégicas são as principais preocupações.
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Os dados são do estudo Espaços corporativos em redes sociais digitais e processos de colaboração nas organizações: realidade no Brasil que considerou uma amostra formada por 53 empresas associadas à Aberje, de diversos segmentos e setores da economia, e classificadas entre as 1000 Maiores Empresas do Brasil, segundo o Valor Econômico. As informações foram obtidas por meio de questionário preenchido em sistema on-line, no período de 06 de fevereiro a 28 de março de 2014.