A JDE reestruturou a sua rotina diária e adotou diversas medidas preventivas para assegurar a saúde, a segurança e o bem-estar de cada associado e parceiro de negócios.
“Temos novos aprendizados a cada dia”, diz Marilene Justi, diretora de Recursos Humanos Latam da companhia, que detém a segunda posição no mercado de cafés, no Brasil, com unidades fabris em Piumhi (MG), Jundiaí (SP) e Salvador (BA), além da sede administrativa em Barueri (SP), escritório em Santos (SP) e as Regionais de Vendas pelo Brasil.
Os protocolos de saúde e prevenção incluem a prática de home office para o público administrativo, desde 17 de março. Mas a lista das medidas estratégicas emergenciais é grande e vai além dos primordiais frascos de álcool gel e máscaras.
Nas fábricas da JDE, que demandam a presença do time operacional para a produção do portfólio de nove marcas de cafés: medição de temperatura para a entrada nas unidades; escalonamento das equipes em turmas mais enxutas; revezamento do time administrativo que permanece para suportar a operação e medidas diversas para reduzir a circulação de pessoas nos ambientes.
Para o time de Merchandising, que precisa estar presente nos pontos de venda na reposição de produtos: redução e flexibilidade da jornada de trabalho, revisão e repriorização das atividades realizadas em condições normais.
“Tanto no time de Operações quanto no de Merchandising, afastamos todos os associados que fazem parte do grupo de risco”, acrescenta.
Marilene aceitou o convite da Melhor e concedeu a entrevista, a seguir, em que conta como está sendo o esforço do RH para atravessar a pandemia e manter a sua liderança fortalecida.
O que o RH vem fazendo para dar suporte às lideranças nesse momento de tantos desafios?
Estruturamos ações com os times por meio de três pilares: Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, Produtividade e Crescimento do Negócio. Reforçamos a comunicação com nossos líderes fazendo reuniões regulares para orientar os times, tanto na realização de suas atividades profissionais e entregas diárias, quanto no apoio mais focado em um suporte aos desafios pessoais.
Com a representatividade da liderança, temos conseguido reforçar a premissa de saúde e segurança dos associados, a continuidade do negócio, transmitir com clareza as orientações para o dia o dia, além de estarmos mais próximos dos times para apoiar cada associado.
Reuniões diárias, cafés e happy hour realizados virtualmente também são práticas incentivadas para manter o engajamento entre todos.
Os líderes contam com uma rede de apoio formada por consultores internos de recursos humanos (HRBPs) e intervenções de comunicação, cultura e saúde. Assim, podem trocar experiências e receber orientações de como lidar melhor com os times, agregando seu estilo pessoal à sua governança.
Vocês também oferecem algum tipo de apoio emocional?
O RH tem promovido sessões de diálogo (virtuais) em que as líderes da área, também psicólogas, mediam a troca de experiências e desafios entre os demais líderes da empresa, dando orientação para os desafios apresentados.
Além disso, temos o suporte da psicóloga que faz parte da nossa equipe de Saúde e oferece suporte emocional para lidar com esse momento, com atendimentos via Skype ou WhatsApp.
RH também promove sessões quanto aos protocolos de prevenção ao Covid-19. Os líderes também podem contar com treinamentos específicos sobre home office e sobre outros temas na plataforma online da empresa.
Do ponto de vista da saúde mental, há algum projeto ou ações pontuais em andamento?
A JDE acaba de finalizar a Mental Fitness Academy, que traz treinamentos e materiais de apoio para liderança e associados. Este programa foi desenvolvido pelo RH global, em conjunto com os heads de RH das operações da empresa.
Contamos com o auxílio de programas e profissionais competentes que estão à disposição para orientações em diversos temas como psicologia, questões jurídicas ou mesmo financeiras. Aqui, temos o “Programa Conte + Comigo”, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana no apoio psicológico, jurídico ou financeiro, e que pode ser acessado por meio do telefone ou da plataforma on-line.
A empresa disponibiliza também psicólogos especializados no atendimento a líderes e associados em sessões de grupo e/ou sessões individuais para apoio emocional; além da Rede de Solidariedade (Voluntariado), na qual alguns de nossos associados que são psicólogos de formação se predispõem a atender os colegas que buscam um suporte emocional neste momento.
Em relação à saúde física de nossos associados, mantemos uma equipe de saúde em escala 24×7, treinada nos protocolos do Ministério da Saúde para atender e orientar não somente líderes, como também associados da JDE Brasil, com registro e monitoramento de casos da doença.
Temos incentivado, por meio de comunicações internas, que cada vez mais associados façam a adesão ao benefício de Gympass Wellness, que tem disponibilizado atividades físicas e de meditação on-line.
Qual é o papel da Comunicação para sensibilizar os funcionários quanto a importância da adesão aos programas e diretrizes da companhia na crise do Covid-19?
A Comunicação Corporativa atua em parceria com o RH para implementação de uma campanha de engajamento neste momento da crise provocada pelo COVID-19. O objetivo é orientar e amparar todos os associados — desde aqueles que precisaram mudar sua rotina para trabalhar em home office até os públicos da linha de frente, nas áreas de Operações e Merchandising.
Isso representa um reforço da nossa cultura colaborativa, sensibilizando e impactando nossos associados, para que todos juntos, onde quer que estejamos, sigamos o propósito de garantir a qualidade e a presença do café na casa dos brasileiros.
Nossa principal estratégia é deixar todos a par das ações da empresa para cuidar da saúde e da segurança dos associados e quanto à continuidade dos nossos negócios no Brasil e no mundo.
A transparência no compartilhamento de informações ajuda a manter o foco no trabalho e minimiza preocupações sobre desemprego e outras questões relativas à recessão da economia. [Inês Pereira]