Gestão

A chave do crescimento

de Flávia Espúrio* em 27 de setembro de 2010

Durante muito tempo, a área de RH foi vista como responsável apenas por contratar pessoas e emitir holerites. Mas isso deixou de ser verdade. Hoje, ela conquistou status de área estratégica, fundamental para o sucesso de uma companhia. Trata-se, portanto, de um departamento que está vinculado ao negócio central das empresas e que influi diretamente na produtividade, gestão e lucratividade. É o RH que propicia a integração de estratégias organizacionais, a administração das relações de trabalho e responde pelo planejamento, desenvolvimento e coordenação do desempenho de cada colaborador. Além disso, cria e aplica treinamentos e metas de avaliação, mantém e gerencia a cultura organizacional, elabora planos de remuneração e mapeia as necessidades de cada equipe como forma de alavancar o negócio.

Construir um recursos humanos forte vai além da simples administração de processos internos. É um parceiro estratégico, que antecipa tendências e valoriza os funcionários com o objetivo de inovar. Cursos, palestras, integração, formação de líderes, alinhamento sobre a cultura empresarial são fundamentais para o desenvolvimento de todos. Se uma companhia altera, por exemplo, seu posicionamento estratégico para aumentar os negócios e expandir a atuação no mercado, ela terá de se reinventar. Com isso, os funcionários também terão de mudar a maneira de trabalhar. Nesse ponto, o RH é essencial e tem um grande desafio pela frente: remodelar seu padrão a partir de novos valores, missões e visões corporativas, integrar as áreas, aplicar treinamentos, revisitar o perfil de contratação, entre outros.

Uma solução encontrada pelo RH da Aon Affinity Latin America foi criar o Programa Educação Corporativa, que gera conhecimento e difunde a cultura corporativa para formar uma equipe que suporte o modelo de negócio da companhia. Ao todo foram oferecidas aos funcionários 104 horas de treinamento em menos de seis meses. Por meio da capacitação e gestão de pessoas, a companhia cresce e se desenvolve de maneira organizada e prática, mantendo dentro de casa funcionários satisfeitos. Além disso, a assertividade, comunicação e transparência passam a ser evidentes e a busca por um modelo de atuação para maximizar o crescimento e enfrentar a concorrência
são constantes.

Podemos ver que, para atingir as metas, as companhias devem necessariamente estabelecer uma inter-relação com os funcionários para o seu total bem-estar e desenvolvimento. Por isso, o esforço de capacitação e o acompanhamento da performance de cada um são indispensáveis, refletindo, ainda, em promoções internas. Assim como ocorreu na Aon Affinity: 45% das vagas foram preenchidas apenas no 1º trimestre. O novo objetivo da empresa será replicar o Educação Corporativa para os outros cinco países da América Latina onde atua. Porém, o maior desafio de todos sempre será manter a satisfação, o desenvolvimento e o bem-estar do ativo mais importante de qualquer companhia – as pessoas.

* Flávia Espúrio é diretora de recursos humanos da Aon Affinity Latin America

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail