Home office

A pandemia aproximou os colaboradores

Humanização dos processos de trabalho e benefícios propostos pela fintech transformaram a rotina dos colaboradores

A SumUp realizou um levantamento com mais de 670 funcionários em São Paulo sobre a atual experiência de trabalho remoto, ainda sem data para ser encerrado na empresa. Na pesquisa, cerca de 83% dos respondentes se mostraram muito satisfeitos com a experiência de trabalho em casa e 79% se declararam satisfeitos com sua atual produtividade.

De acordo com a pesquisa da SumUp, um dos fatores que tem colaborado para a produtividade dos funcionários no modelo atual é a infraestrutura. Sendo assim, pessoas com melhores condições de trabalho, como acesso à internet de qualidade e mobiliário adequado se mostraram 3.3x mais produtivas do que as pessoas em condições opostas.

Por isso, desde que decretou isolamento social em 13 de março, a SumUp disponibilizou computadores, internet móvel, auxílio financeiro para compra de materiais de escritório e pagamentos de contas de consumo e aplicativos adequados para execução das atividades à distância, que colaborassem com a nova rotina do seu time de funcionários. Além disso, para ergonomia e saúde, a fintech enviou cadeiras e estações de trabalho para as pessoas que precisavam.

Segundo a Líder de Pessoas Latam da SumUp, Naiana Buck, para tornar o trabalho em casa mais satisfatório, a empresa precisou também avaliar fatores que promovessem bem-estar e qualidade de vida para que as pessoas exercessem suas funções e equilibrassem rotinas com a casa, família e atividades pessoais, como os estudos e lazer.

“Além de assegurar infraestrutura de trabalho adequada a todos, também instruímos os líderes para que mesmo à distância se mantivessem próximos aos colaboradores, entendendo as rotinas que funcionam com cada indivíduo e com cada time”.

Ainda de acordo com a SumUp, a senioridade do profissional é outro fator que colabora para que o home office dê certo. Profissionais com mais tempo de experiência se sentem 2.2x mais produtivos.

Com o trabalho do escritório acontecendo em casa, o levantamento da SumUp demonstrou que as pessoas perceberam o aumento de 1.7x nas atividades domésticas. Mais da metade desses funcionários se sentem, em média, 25% menos produtivos do que profissionais que não observaram aumento nas demandas com a rotina do lar.

Para colaborar com os principais desafios encontrados pelos funcionários, a fintech teve que humanizar processos. Letícia Faria, diretora de operações da SumUp, em home office e com seus dois filhos em casa, explica que para a rotina fluir de forma equilibrada, seu time e a liderança definiram horários que atendessem a todos.

“Ajustamos nossos horários de trabalho para permitir o equilíbrio entre demandas de trabalho e demandas pessoais”, diz.

A migração do trabalho em modelo síncrono para um assíncrono foi fundamental para manter os times funcionais, produtivos e satisfeitos com a experiência distribuída.

“Nossa equipe está mais unida”, constata Letícia.

Além disso, acrescenta a diretora, a empresa adaptou seus rituais de comunicação e tomada de decisão para não mais depender exclusivamente de reuniões ou canais que pressupõem que todas as pessoas estejam disponíveis naquele exato momento.

A experiência da coordenadora de vendas Ariadne Nardeli é um bom exemplo das práticas da SumUp. Ela ingressou na unidade São Paulo em fevereiro deste ano e, em poucos dias, precisou se adaptar ao trabalho remoto. Ela teve total apoio de seu gestor e time para transferir temporariamente seu local de trabalho para Salvador, ao lado da família.

“Benefícios como auxílio infraestrutura me permitiram comprar acessórios para melhorar a ergonomia e adaptar a casa às minhas necessidades, permitindo que eu esteja com a minha família neste momento de pandemia. A colaboração e a comunicação entre as equipes tornaram o processo de trabalho mais produtivo, aproximando o time e entregando soluções diferenciadas para os clientes”, conta.

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