Fórum Melhor RH

A tecnologia como elo entre empresas e colaboradores

Aplicativos podem servir para melhorar o engajamento e a comunicação com os empregados

As transformações tecnológicas em curso aceleradas pela pandemia podem preocupar alguns gestores. No entanto, diante de um cenário de alta complexidade e concorrência global, torna-se um diferencial para as empresas o uso adequado da tecnologia, seja para otimizar processos já existentes, reduzir custos ou criar novas dinâmicas de trabalho.

A comunicação interna é um desafio presente em muitas organizações. É por meio dela que a cultura da empresa é transmitida e que as lideranças se conectam com os colaboradores. Ela também pode promover uma melhora da saúde física e mental dos empregados, principalmente neste momento de crise sanitária. A sua deficiência, por outro lado, pode resultar em perda de engajamento e de produtividade dos funcionários e em aumento do turnover.

Um exemplo de ferramenta de aproximação entre empresa e funcionários é o aplicativo VW&Eu, criado pela Volkswagen em 2017. Na época, o sistema era mais utilizado para emitir comunicados e consultar informações sobre a fábrica, demonstrativos de pagamentos e cardápios. Em 2018, foi criado o assistente cognitivo (Inteligência Artificial) que veio para ajudar os colaboradores a tirar as principais dúvidas relacionadas aos Recursos Humanos por meio da interação com ele.

“Uma das dores que nós tínhamos era como melhorar a comunicação com nossos empregados, que totalizam 15 mil, sendo que parte deles não possui acesso a computadores. Para ajudar as lideranças a melhorar o engajamento e o contato com os funcionários, foi desenvolvido o app”, relata Karine Wohlke, gerente de Transformação e Academia VW

O programa foi bastante usado durante a quarentena, alcançando o pico de utilização em maio deste ano. Foi por meio dele que a empresa passou todas as orientações relativas à pandemia, como as ações de retorno e protocolos de segurança. 

Leitura de notícias, comunicados e talking papers; realização de fóruns de líderes e assembleias virtuais; divulgação de procedimentos de segurança e de dicas de alimentação e nutrição; ações em datas específicas como o Dia da Família, dos Pais e das Mães; competições solidárias de arrecadação de alimentos. Tudo isso foi realizado por meio do app, descreve a gestora.

“Hoje, passamos as nossas orientações pelo aplicativo e obtivemos um nível de satisfação de 87,3%, com índice de participação de 97% dos nossos colaboradores”, diz ela.

Segundo Wohlke, foram registradas neste ano mais de 16 mil interações no programa com uma média de acessos mensais de 110.612, sendo 1.216.731 o total de acessos acumulados em 2020. A gerente afirma que no próximo ano a empresa dará início a uma nova fase do seu RH 4.0 com a criação de uma plataforma de desenvolvimento e treinamento online, que será disponibilizada a todos os colaboradores, além da digitalização de seus processos de R&S.

Essa conversa aconteceu durante o Fórum Melhor RH Tech, realizado pela plataforma Melhor Gestão de Pessoas, nos dias 14 e 15 de dezembro. O evento, totalmente digital e gratuito, reuniu em seus painéis e trendings gestores de RH e executivos de empresas para debater sobre os principais desafios e tendências do setor.

Para ter acesso ao conteúdo completo do evento, acesse os links:

Dia 14 –https://youtu.be/Cn_ZpoCJf7I

Dia 15 – https://youtu.be/N2zaOV09r9A

Oferecimento:

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail


-