BlogaRH

Além das cestas de Natal

Como as empresas podem transformar o reconhecimento de fim de ano em ferramenta estratégica para engajar colaboradores

de Fabiana Galetol em 13 de dezembro de 2024

À medida que o fim do ano se aproxima, as empresas de todos os setores buscam formas de manifestar reconhecimento e gratidão aos seus colaboradores. Em um mercado onde o engajamento e a satisfação no ambiente de trabalho se tornaram pilares essenciais para a retenção de talentos, pensar no presente de fim de ano não é mais apenas um gesto simbólico: hoje, é uma importante ferramenta estratégica.

Uma pesquisa recente da Pluxee, com uma amostra de 2.950 pessoas, revelou tendências sobre as preferências e interesses dos trabalhadores em relação aos presentes corporativos, oferecendo um guia importante para as empresas que desejam focar suas políticas de benefícios nos desejos de seus colaboradores. Entre os entrevistados, 44% afirmaram receber presentes de Natal das empresas em que trabalham, outros 34% nunca recebem. Para aqueles que são lembrados, 55% costumam ganhar produtos natalinos típicos, como cestas de Natal e chester, enquanto 23% disseram receber bônus no vale-alimentação.

Outro ponto relevante que a pesquisa destacou é que muitos trabalhadores têm o costume e a intenção de presentear familiares e amigos neste período – cerca de 96% dos entrevistados declararam fazer isso todo ano ou na maioria das vezes. Essas abordagens de reconhecimentos das empresas para os trabalhadores e a troca genuína de presentes entre pessoas queridas, embora pareçam tradicionais, deixam um espaço valioso para a adoção de formas de reconhecimento mais flexíveis e personalizadas.

Gift card: um novo olhar para os reconhecimentos

O estudo da Pluxee abordou também a preferência dos colaboradores por presentes recebidos pelas empresas, e a opção de 73% deles é pelo cartão-presente em dinheiro. A razão principal para essa escolha é a flexibilidade para gastar o valor como preferir, apontada por 70% dos entrevistados. Nesse contexto, o gift card – ou cartão-presente – surge como uma alternativa que vai além do simples ato de dar um presente, pois permite que o colaborador utilize o valor da maneira que melhor lhe convir, seja comprando itens para presentear, organizando uma celebração em família ou investindo em algo pessoal.

Num cenário de consumo que privilegia a personalização, essa liberdade é um diferencial significativo. Adotar o gift card como parte da política de benefícios de final de ano significa acompanhar uma tendência de mercado e, ao mesmo tempo, estar em sintonia com as expectativas dos colaboradores e com o desejo deles de retribuir ao próximo. Isso simboliza um reconhecimento mais individualizado e inclusivo, que valoriza tanto a autonomia quanto a capacidade de escolha.

Ao incorporar o cartão-presente como uma opção de benefício, as organizações não apenas se caracterizam como inovadoras, mas também demonstram uma atenção genuína ao que realmente importa para seus colaboradores: a flexibilidade e a liberdade para usar o valor recebido de acordo com suas necessidades e aspirações.

Esse tipo de benefício reforça a conexão entre a empresa e o colaborador, mostrando que ela se preocupa com o bem-estar e com os valores pessoais de cada um. Portanto, o gift card se apresenta como um símbolo poderoso de reconhecimento e uma forma de fomentar um ambiente corporativo mais humanizado e próximo da realidade dos profissionais.

E por aí, como a sua empresa reconhecerá o colaborador nesse fim ano? O gift card está entre as suas estratégias?

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail


Fabiana Galetol

Diretora Executiva de Pessoas e Responsabilidade Social Corporativa da Pluxee no Brasil. A executiva acumula passagens pelas áreas de RH, comunicação interna e externa, gestão de marca/publicidade e canais de distribuição, com vivência internacional nos Estados Unidos e países da América Latina. Possui vasta experiência em negócios, direcionamento estratégico, aconselhamento e planejamento de gestão de pessoas. Antes da Pluxee, atuou como Head de Comunicação na IBM Brasil, empresa onde permaneceu por mais de 29 anos. Formada em Economia pela Universidade Federal Fluminense, Fabiana também é pós-graduada em Comércio Internacional pela Fundação Getúlio Vargas e Marketing pelo IBMEC. É mentora voluntária na Leading.Zone, startup de desenvolvimento humano.