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Atendimento Psicológico para quem?

Painel do Fórum de Felicidade Corporativa discutiu a importância do atendimento psicológico ao colaborador

de Gabriel Alves em 30 de setembro de 2021

O crescimento de problemas psicológicos ligados excesso de trabalho, somado ao agravante da pandemia da covid-19, é um tema importante a ser debatido. Dessa maneira, o atendimento psicológico a quem necessita desse amparo deve ser feito para que o indivíduo possa contribuir de maneira saudável para o bom andamento da empresa e o bem-estar próprio. 

Para discutir essa questão, o Fórum Melhor RH de Felicidade Corporativa teve como um dos temas em seus painéis o “Atendimento psicológico para quem?”. O painel contou com a participação de Talita Franco, Líder de Cultura & Bem-Estar do Banco Bradesco, e Afrânio Ricardo Haag, Diretor de Pessoas do Grupo Fleury. A conversa foi mediada por Giuliana Cividanes, Médica Consultora da Linha SNC (Sistema Nervoso Central) da Libbs Farmacêutica. 

Entendendo o analfabetismo emocional

O analfabetismo emocional se define como a incapacidade do indivíduo de compreender as próprias emoções. Diante disso, Talita Franco destacou as dificuldades que muitas pessoas têm na hora de buscar apoio em momentos difíceis ou até mesmo de acionar os canais de escuta ativos. 

“Quando falamos em analfabetismo emocional, buscamos traduzir a dificuldade que se tem de nomear as emoções que estamos sentindo. É importante saber quais delas fazem parte do nosso dia-a-dia e quando isso começa a se transformar em um processo de adoecimento”, explica Talita.  

Complementando a abordagem, Afrânio Ricardo destacou que além da necessidade do indivíduo compreender as emoções que está sentindo, é preciso saber gerenciá-las de uma maneira que ele possa se conhecer emocionalmente. 

“Esses dezoito meses de pandemia colocaram todos nós no limiar de sabermos qual é o nosso grau de gerenciamento dos nossos sentimentos”, disse Afrânio.

 A necessidade do amparo

Talita ressaltou a importância de quebrar todo o preconceito em cima do tema da saúde mental. Ela destacou que o Banco Bradesco adota medidas de prevenção e fortalecimento das redes de apoio interno dentro das corporações, e também nas redes sociais. 

“Temos palestras e soluções de aprendizagem dentro da nossa universidade corporativa, onde são abordados diversos temas. Disponibilizamos soluções de MindFulness para que as pessoas consigam gerenciar melhor suas emoções. E também temos canais de escuta ativos, não só para nossos funcionários, mas também para todo o grupo familiar”, explica Talita.

Afrânio destacou os quatro pilares do programa “Acolher”, lançado pela Fleury para garantir o bem-estar físico, mental, emocional e social do colaborador. A iniciativa conta com o apoio de assistentes sociais, psicólogos e psiquiatras, que prestam a devida assistência a quem necessita. 

“Atualmente estamos focando muito a parte espiritual. Começamos pela prática do MindFulness. A prática é agendada de maneira online e o médico responsável atua também ativamente, indo nas unidades e equipes propor essas práticas”, conta Afrânio.  

Giuliana Cividanes, médica consultora da linha SNC, falou da importância da empresa de levar para o público em geral a sensibilização em relação à existência de transtornos mentais. “Quanto mais informação compartilhamos, mais conseguimos sensibilizar todos sobre a existência de doenças psíquicas”, destaca Giuliana.  

Como desenvolver  a empatia? 

Destacando essas duas temáticas, que têm sido pautas tão recorrentes quando se fala em saúde mental do colaborador, Afrânio fala da importância do aprendizado da empatia, e reforça a necessidade de entender a dor do outro. “À medida que vamos fortalecendo nossos valores, a resiliência vem junto. A maturidade emocional faz com que se tenha uma resiliência mais rápida”, explica Afrânio.

Por sua vez, Talita reforçou a necessidade de ter canais de comunicação cada vez mais ativos. Segundo ela, é necessário que o papel da liderança esteja atento aos seus colaboradores, efetuando um amparo desde cedo e oferecendo apoio necessário para garantir que a empresa forneça recursos que possam agregar de maneira efetiva na vida desse colaborador.

“É preciso estar atento ao quadro de colaboradores e direcionar para os canais de ajuda que temos na empresa para tratamento e acolhimento dessas situações. Nosso programa de bem-estar, o Viva Bem, está disponível 24 horas para dar todo o suporte necessário” finaliza Talita. 

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O FÓRUM Melhor RH de Felicidade Corporativa é promovido pela Plataforma Melhor RH. Quer conferir todos os debates e conversas do evento?

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