Gestão

Banco ABC Brasil implanta novo modelo organizacional, com alta adesão de colaboradores

Cultura constantemente revisitada e hub de comunicação fizeram parte de ações para engajar e realinhar marca e propósito

Ao propor um novo modelo organizacional, mais alinhado ao seu modelo de negócios, o Banco ABC Brasil passou por uma reconexão entre marca e propósito, reafirmando sua vocação no atendimento ao setor corporativo, sempre próximo e flexível às necessidades de seus clientes. Diversas ações aconteceram, desde 2021, para cascatear o novo modelo na empresa e disseminar e fortalecer a cultura internamente e junto a outros stakeholders.

Uma nova proposta de valor (EVP) foi apresentada aos colaboradores, que se mostraram altamente engajados com a mudança. O compromisso com a diversidade e a sustentabilidade (inclusive junto aos negócios que o banco apoia) foi repactuado, de maneira a evidenciar aquilo que sempre foi premissa do banco, como contou à redação da Melhor RH a executiva Izabel Branco, Vice-presidente de Marca, Pessoas e ESG do Banco ABC Brasil.

“Acreditamos ter capacidade de causar impacto positivo na sociedade, auxiliando na construção de uma economia de baixo carbono”, destaca Izabel.

Um novo olhar sobre as lideranças e das lideranças para suas equipes foi requerido e o engajamento vem crescendo nas operações. A cultura da organização está sendo encarada como o preceito dinâmico que é: com muita escuta ativa, revisões, repactuações e olhar alinhado àquilo que é prioridade e que une o bem-estar do colaborador aos objetivos da companhia.

Comunicação e tecnologia como apoio

Em suporte ao novo modelo organizacional, o banco aprimorou significativamente sua experiência digital, auxiliando no aumento do engajamento dos colaboradores. Essa transformação adaptou o ecossistema do banco ao modelo híbrido de trabalho, otimizando a comunicação interna da empresa. A criação do Hub ABC, um ecossistema de colaboração centralizada integrado ao Microsoft Teams, auxiliou no aumento de 25% no engajamento e 70% no alcance dos comunicados internos.

O ecossistema de comunicação interna é composto por cinco canais principais. A Rede ABC é uma rede social corporativa onde os colaboradores se comunicam por meio de stories, comunidades, posts, e comentários. O ABC Comunica distribui conteúdos institucionais e newsletters internas. O ABC News é um telejornal mensal focado na comunicação institucional, que inclui interação dos colaboradores. O ABC Cast é dedicado aos podcasts internos que permitem interação e acompanhamento dos conteúdos mais relevantes. Por fim, o ABC Experience, apoiado pelo Microsoft Viva Connections, é a intranet da empresa, contendo links rápidos para páginas de benefícios, portal do colaborador e informações institucionais.

Juliana: engajamento define as ações

Juliana Anjos, superintendente de Marca, Marketing e Comunicação, explicou o impacto positivo dessa iniciativa: “O ABC Brasil conta hoje com mais da metade dos seus colaboradores realizando tarefas apoiados por dados e a nova plataforma soma a esta cultura. Por meio das ferramentas de análise de dados, conseguimos tornar esta comunicação ainda mais estratégica, pois calibramos as comunicações com base no comportamento e engajamento dos usuários e conseguimos definir novos formatos para garantir o entendimento das mensagens”.

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